Notícias Fei

Integração de Calouros da FEI promove três dias de atividades com dinâmicas, gincanas e partilha de experiências com veteranos

Integração de Calouros da FEI promove três dias de atividades com dinâmicas, gincanas e partilha de experiências com veteranos


  15/08/2025

Três dias dedicados à novas descobertas, experiências e construção de novos laços. A integração de calouros do 2º semestre de 2025 reuniu uma grade de programação preparada para a chegada dos novos estudantes da FEI no período matutino, vespertino e noturno – tanto para o Campus de São Bernardo do Campo, como também do Campus São Paulo, no bairro da Liberdade. O evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de agosto, reunindo os alunos recém-chegados nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias.

Entre as atividades promovidas, os estudantes puderam participar de gincanas, plantio de árvore da turma no Campus, roda de conversa com alunos veteranos, tour e visita pelos projetos acadêmicos da instituição, bate-papo com a Reitoria, além de palestras com os departamentos de Relações Internacionais, NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante e Programas de Iniciação Científica.

Luísa Souza Lima, matriculada no curso de Engenharia de Produção, foi uma das alunas que participou dos três dias de integração de calouros da FEI e, em entrevista partilhou o que a ajudou a escolher o curso e a instituição para estudar. “Comecei a ver várias entrevistas de professores e de alunos. Foi o que me interessou. Fiquei acompanhando essas notícias e pensei ‘poxa, acho que escolhi a certa’. Nessa integração de calouros me senti muito acolhida e vi que todas as pessoas que organizaram se dedicaram muito para nos atender e nos ajudar nesse começo. A FEI é maravilhosa e estou feliz por poder dizer que agora também sou FEIana”, afirmou.

Já o aluno Pedro Augusto Trajano, matriculado no curso de Engenharia Elétrica, compartilhou sua perspectiva em participar do evento. “Essa integração foi importante, não só para conhecermos as nossas turmas dos cursos, mas também conhecermos mais sobre os projetos, equipe técnica, os departamentos e alunos veteranos. Isso me permitiu sentir realmente o que é ser um ‘FEIano’”.

Estudar na FEI também era parte de um dos sonhos do aluno Thiago Cesar Adriano da Silva. Em entrevista, ele contou que, desde pequeno, sempre foi apaixonado por mecânica e viu na FEI uma oportunidade para evoluir, estando agora matriculado no curso de Engenharia Mecânica Automobilística. “Eu sempre gostei muito de mecânica. Comecei a pesquisar por uma instituição que pudesse me proporcionar o melhor preparo para o mercado de trabalho e foi aí que encontrei a FEI. Vi que era uma instituição muito forte com equipes de competição campeãs. Isso me atraiu muito e foi um dos fatores decisivos para escolha”, explicou.

Para marcar o encerramento da Integração de Calouros, tanto os estudantes do Campus São Paulo, como também do Campus de São Bernardo do Campo, participaram de uma atividade denominada “Cápsula do Tempo”. Em uma urna, os estudantes deixaram armazenadas cartas escritas para o seu “eu do futuro”, juntamente com fotos das turmas e jornais do dia. A proposta é que daqui há dez anos, as mesmas turmas sejam reunidas novamente em um encontro promovido pela instituição, para reverem as mensagens deixadas por eles próprios.