A decisão de morar em outro país e vivenciar uma cultura diferente exige coragem, no entanto os resultados poderão ser surpreendentes. Isso foi o que aconteceu com duas alunas de Engenharia de Produção da FEI, Flávia Joaquim Simonelli e Maria Fernanda Mattar Ribeiro que, juntas, decidiram cursar um semestre de intercâmbio acadêmico no Karlsruhe Institute of Technology (KIT), em Karlsruhe, na Alemanha.
Celebrando 200 anos de fundação em 2025, o Karlsruhe Institute of Technology, parceiro internacional da FEI, é reconhecido por estar na lista das cinco melhores universidades da Alemanha pelo QS Worls University Rankings 2026: Top Global Universities – pesquisa que ranqueia a qualidade do Ensino Superior em todas as universidades do mundo. Além de estar entre as cinco melhores instituições de País, o KIT, é também reconhecido pelo mesmo ranking por estar na lista das 100 melhores universidades do mundo.
Sabendo da oportunidade, as estudantes Flávia e Maria Fernanda optaram por se candidatar no Programa de Intercâmbio Semestral, oferecido pela FEI. Na instituição alemã, as alunas da FEI estão cursando disciplinas que são ministradas em inglês, possibilitando que elas também aprofundem os estudos e a qualificação nesse idioma.
Em contato recente com a Coordenadoria de Relações Internacionais da FEI, elas compartilharam relatos de como têm sido a experiência de cursar um semestre no exterior, principais aprendizados e dicas para outros(as) FEianos(as) que também tenham o intuito de realizar um intercâmbio.
Leia a seguir, o depoimento das alunas na íntegra:
“Estudar no exterior foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado!
Somos Maria e Flávia, estudantes de Engenharia de Produção da FEI, realizando o intercâmbio de um semestre acadêmico no Karlsruhe Institute of Technology (KIT), em Karlsruhe, na Alemanha. Academicamente, a universidade superou todas as expectativas. Os professores são incrivelmente experientes e acessíveis, sempre incentivando o diálogo aberto e o pensamento crítico.
O ambiente internacional também nos permite estar em contato com estudantes de todo o mundo, ampliando as nossas perspectivas e fazendo-nos sentir como verdadeiras cidadãs globais.
Uma das coisas que preocupa muitos estudantes antes de virem para a Alemanha é a barreira linguística - mas queremos dizer claramente: não deixem que isso os impeça. Embora o alemão seja, obviamente, o idioma local, a maioria das pessoas fala inglês muito bem, especialmente nas universidades e nas cidades maiores. Descobrimos que os habitantes locais são simpáticos, pacientes e estão dispostos a ajudar, mesmo quando cometemos erros ao tentar falar alemão.
Esta viagem não nos ensinou apenas sobre um novo país, mas também sobre nós mesmas. Voltaremos para casa mais confiantes, de mente aberta e inspiradas. Estudar na Alemanha foi realmente um capítulo inesquecível das nossas vidas e estamos gratas por cada momento.”
Sobre o Programa de Intercâmbio Semestral da FEI
O Programa de Intercâmbio Semestral é uma das modalidades de experiência internacional oferecida pelo Centro Universitário FEI aos estudantes, através de um processo de candidatura, gerenciado pela Coordenadoria de Relações Internacionais em conjunto com a Vice-reitoria de Extensão e Atividades Comunitárias.
Por meio de acordo com Instituições Internacionais de Ensino Superior, os alunos da FEI têm a oportunidade de cursar um semestre letivo em uma das universidades parcerias. As inscrições ocorrem em dois períodos específicos do ano, por isso, é importante estar atento(a) ao calendário. Para aqueles que tiverem interesse em estudar no exterior entre os meses de fevereiro e junho, as candidaturas devem ser feitas até o dia 15 de setembro. Já os estudantes que tiverem interesse e realizar o intercâmbio no segundo semestre do ano, entre os meses de julho e dezembro, as candidaturas devem ser garantidas até o dia 15 de março.
Os pré-requisitos para as inscrições incluem:
- Estar regularmente matriculado na FEI;
- Apresentar média geral igual ou superior a 6,5 (seis e meio) até o semestre anterior à candidatura;
- Manifestar compromisso de retornar ao Brasil após o período de estudos no exterior para conclusão dos estudos no Centro Universitário FEI;
- Possuir proficiência no idioma do curso de destino, exigido pela universidade parceira;
- É possível fazer o intercâmbio de estudos a partir do quarto semestre até o penúltimo semestre. No entanto, algumas universidades parceiras exigem que o aluno tenha completado dois anos da graduação na FEI, neste caso o intercâmbio só poderá ser realizado a partir do quinto semestre. Não é permitido realizar o intercâmbio no último semestre.
Para esclarecer dúvidas sobre detalhes do processo e documentações necessárias, basta entrar em contato com a Coordenadoria do Departamento de Relações Internacionais da FEI, por meio do e-mail internacional@fei.edu.br
Essas e outras informações também constam no site da FEI para consulta na página: portal.fei.edu.br/relacoes-internacionais