Nesta quinta-feira (17), a Igreja Católica do mundo inteiro inicia a celebração do Tríduo Pascal, período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa.
Conheça a seguir os significados e mensagens de cada um dos dias do Tríduo Pascal:
Quinta-feira Santa
“Naquela noite, Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia ao partilhar o pão e o vinho. Seu amor pelos discípulos foi marcado pelo humilde gesto de lavar os pés dos apóstolos”.
Desta forma, ficou conhecida a expressão “lava-pés”, que tornou-se inspiradora, constituindo um dos gestos mais expressivos da missão e da identidade daqueles(as) que exercem algum serviço em sua comunidade.
Sexta-feira Santa
Marcando a caminhada de Jesus ao Calvário, a Sexta-feira Santa representa o imenso amor de Cristo pela humanidade ao cumprir a missão de dar sua vida para redimir nossos pecados e trazer a salvação.
Uma data para refletirmos sobre o triunfo do Senhor sobre a morte, ressurgindo para a vida eterna.
Sábado Santo
No sábado Santo, prosseguimos no Tríduo fazendo memória dos passos de Jesus rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição.
Refletimos sobre o silêncio da espera e a esperança de que o dia de alegria virá. É a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo.
Domingo de Páscoa
Páscoa é símbolo de amor, renovação e libertação.
A ressurreição de Jesus Cristo nos traz alegria e vitória em tempos de reflexão.
Sejamos luz, que clareia a escuridão, que afasta o medo e que ilumina o caminho para o bem.
Fonte: Jesuítas Brasil