Notícias Fei

Pela primeira vez, calouros do Campus FEI São Paulo chegam às finais do Torneio Aberto de Futsal

Pela primeira vez, calouros do Campus FEI São Paulo chegam às finais do Torneio Aberto de Futsal


  14/04/2025

Ocasião marcou, ainda, estreia do time formado por alunos da primeira turma do curso de Engenharia de Produção do Campus

“Coringas do Dinho” e “Pernetas” marcaram suas passagens nos jogos finais do 40º Torneio Aberto de Futsal, organizado pelo CVDRL (Centro de Vicência Desportiva, Recreação e Lazer) da FEI. Ambos os times carregam histórias cheias de humor, mas também de muita dedicação na passagem pelo campeonato, desde as suas formações até a entrega das medalhas na final, que aconteceu na última quinta-feira (10). Sobretudo, entre as duas equipes, uma delas destacou-se por ser a primeira formada por alunos calouros do Campus FEI São Paulo.

Mesmo sendo estreia, os “Coringas do Dinho” - nome escolhido pelos alunos do time do Campus FEI São Paulo – conseguiram destaque chegando à final do campeonato. Com o placar de 6x3, os calouros receberam a medalha de prata, com o segundo lugar na competição. Todos da equipe, sem exceção, são alunos da 1ª turma do curso de Engenharia de Produção do Campus São Paulo.

Caio Guerra, artilheiro do time, além de levar para casa a medalha de prata, conquistou também o ouro por ser o artilheiro que fez mais gols no campeonato. “Estou muito feliz e orgulhoso por termos chegado até aqui, ainda mais por ser estreia. Formamos um time bom e bem organizado. A equipe como um todo jogou bem e com força de vontade. Acredito que isso tenha contribuído para que conseguíssemos chegar até aqui”, explicou em entrevista.

Outro jogador do time de São Paulo, Pedro de Oliveira, também falou sobre a felicidade da conquista e de como tem visto a integração com as equipes do Campus FEI São Bernardo do Campo. “Eu estou adorando esse começo de ano, as pessoas são muito legais, a nossa turma está bem unida e com isso estamos mais entrosados. Me surpreendi porque, sinceramente, nós nem nos conhecíamos direito, mas encaramos, jogamos contra veteranos já experientes da casa e conquistamos o 2º lugar. Estou muito feliz com o nosso resultado”, afirmou Pedro, que também é integrante da primeira turma de Engenharia de Produção do Campus FEI São Paulo.

Ainda em depoimento, Pedro falou sobre a facilidade que encontrou com o transporte circular ofertado gratuitamente para os alunos da FEI. “Graças ao transporte, tenho conseguido participar mais das atividades que acontecem aqui. Isso têm facilitado 100% a minha logística e dos meus colegas também”, afirmou.

Por outro lado, o capitão do time dos “Pernetas”, Eduardo Diniz, que está no sétimo ciclo do curso de Engenharia de Produção do Campus FEI São Bernardo do Campo, contou a história bem humorada da formação do time de veteranos. “Eu já havia participado de outras finais de futsal, mas dessa vez, nós formamos essa equipe de uma maneira inusitada. Os outros times já tinham suas ‘panelas’ formadas, com grupos fechados. Então, juntamos literalmente os excluídos da turma, formamos um time e ainda fomos campeões”, disse surpreso.

Durante o depoimento, Eduardo também falou sobre a experiência de jogar, pela primeira vez, contra uma equipe formada por calouros do Campus FEI São Paulo. “É uma equipe muito qualificada. Eles aproveitaram bem as oportunidades que tiveram, venceram times que já tinham vivência de jogos esportivos na FEI e, ainda assim, chegaram na final. Achei muito bacana essa integração”.

Exemplo para a Comunidade

Ao todo, foram 18 equipes inscritas nesta edição e algo diferente chamou a atenção de Carina Frentzel, coordenadora do CVDRL na FEI. “O que eu mais gostei deste campeonato em si, é que foi totalmente disciplinar. Tivemos pouquíssimos cartões, não houveram confusões excessivas e as equipes souberam se respeitar. Normalmente, nós já esperamos jogos mais intensos, considerando que a modalidade do futsal já é conhecida por ter mais fervor. Mas em questão disciplinar, esse foi um dos melhores campeonatos que já vivenciei de futsal, me surpreendi bastante com eles”, explicou. 

Complementando a entrevista para a reportagem, Carina também ressaltou a facilidade trazida pelo Transporte Circular da FEI, que foi uma ferramenta importante para facilitar a integração entre os estudantes de São Bernardo do Campo e também de São Paulo. “Quando estou em São Paulo, sempre procuro divulgar que eles também podem frequentar o Campus de São Bernardo do Campo e aproveitar a infraestrutura, participar dos eventos, ter contato com a atlética. Incentivei eles a participarem do torneio interno e com todo o empenho, eles chegaram até a final. Além disso, a disponibilidade do transporte da FEI facilitou muito essa integração entre eles. Temos muitos atletas que estão vindo pra cá e conseguindo ter acesso ao campus, graças ao transporte circular”, afirmou.

Para aqueles que estiverem interessados em participar da agenda de esportes da FEI, as próximas competições devem ocorrer no final do mês de maio e inicio do mês de junho, com a 1ª edição do Campeonato de Futmesa. As datas ainda não estão fechadas, mas os interessados em participar já podem procurar pela equipe do CVDRL e garantir as inscrições, que deverão ser feitas em duplas para os jogos. Os contatos do CVDRL são: cvdrl@fei.edu.br e telefone: 11 4353-2900 – ramal 2043.