Notícias Fei

FEI recebe Estudantes Estrangeiros da América Latina

FEI recebe Estudantes Estrangeiros da América Latina


  09/04/2025

Estudantes estrangeiros selecionados pelo Programa Move La América da CAPES realizarão atividades de pesquisa nos Programas de Pós-graduação

Evolução que vai além das fronteiras. A primeira semana do mês de abril ficou marcada por uma série de acontecimentos importantes na FEI e, uma delas, foi a recepção de seis estudantes de pós-graduação estrangeiros, de diferentes países da América Latina, incluindo Peru, Equador, México e Argentina, que vieram visitar o Campus de São Bernardo do Campo. O encontro, organizado na última sexta-feira (4), ocorreu na Reitoria da Instituição.

Os seis estudantes foram selecionados no Programa Move La América, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como objetivo expandir a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação brasileiros com Instituições da América Latina e Caribe para o fortalecimento das pesquisas. Os candidatos que participam deste programa têm a chance de, durante o seu curso de mestrado e/ou doutorado, realizar estágio sanduíche no Brasil em um período de dois a seis meses, possibilitando fazer parte da sua pesquisa em Instituições brasileiras.

Os seis estudantes estrangeiros foram contemplados com bolsas no Programa Move La America para realizarem atividades de pesquisa na FEI. Cinco deles estarão realizando pesquisas no Programa de Pós-graduação em Administração da FEI, e uma estudante ingressará no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Instituição.

Nascida no Peru, Sandra Nicole Garcia está sendo orientada pelo Prof. Dr. Bruno Ramos, do Curso de Mestrado em Engenharia Química da FEI. Em sua apresentação, a estudante relatou como foi o processo de escolha para ingressar na instituição. “Eu já atuo com engenharia industrial e, para sustentar a minha profissão como engenheira, além de investir em pesquisa, entendo que iniciar um mestrado é uma forma de continuar me mantendo atualizada na área. Sobre a FEI, uma das coisas que mais me chamou a atenção é que é uma instituição católica jesuíta e eu, por ser muito católica, fiquei encantada com a estrutura, com o propósito, com os valores trabalhados com os estudantes e com a comunidade”, explicou.

A recepção dos seis alunos foi realizada pelo Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta; pelo Vice-reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres; pela Vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias, Michelly de Souza; pela Coordenadora de Relações Internacionais, Daiani da Silveira; e pela Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração, Profa. Dra. Maria Tereza Saraiva de Souza.

Em entrevista, a Coordenadora de Relações Internacionais da FEI, falou sobre a importância do programa para a internacionalização da instituição: “É um programa que possibilita a aproximação entre as universidades na América Latina e o desenvolvimento de networking. Também permite que nossos estudantes possam ter esse contato com colegas estrangeiros, desenvolvendo conhecimentos e habilidades interculturais”, afirmou a Coordenadora.

Outro estudante que também falou sobre os benefícios vistos no Programa foi o economista Kevin Gomes. Nascido no México, veio para o Brasil para realizar pesquisa no Programa de Pós-graduação em Administração, sendo orientado pelo Prof. Dr. Aimãn Mourad. Durante dois meses, o estudante desenvolverá uma pesquisa sobre o consumo de alimentos ultra processados, suas implicações sociais e econômicas, do ponto de vista local do Brasil, em comparação com o México. “Quando comecei a pesquisar sobre a FEI, vi o impacto incrível das suas contribuições científicas na América Latina e o tamanho que a instituição possui. Estou muito orgulhoso e animado por agora poder ingressar nesse programa”.

Depois das apresentações realizadas na Reitoria, os estudantes estrangeiros participaram de um tour pelo campus, para conhecerem mais da infraestrutura, laboratórios e equipamentos disponibilizados para o desenvolvimento das pesquisas.

Para saber mais sobre as iniciativas de internacionalização das quais a FEI promove, basta consultar a área de Relações Internacionais da Instituição.