Muito aprendizado, partilha de conhecimentos e diversas atividades interativas marcaram a 1ª Edição do FEI Portas Abertas no Campus São Paulo, no bairro da Liberdade. No último sábado do dia 28 de setembro, o prédio instalado no nº 688 da Rua Tamandaré, reuniu estudantes do Ensino Fundamental e Médio, atraídos com olhares curiosos para as inovações apresentadas por estudantes e professores da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), durante toda a manhã e tarde de programação no Campus.
Além de conhecerem mais de perto algumas atividades desenvolvidas pelas equipes estudantis da FEI, como os projetos RoboFEI, Fórmula FEI, Concreto FEI e VR-FEI, os visitantes que compareceram no evento do Campus São Paulo, também acompanharam as novidades da grade de cursos oferecidos pela FEI no Campus da Liberdade. Neste novo momento, além do tradicional curso de Administração, cursos que antes só estavam disponíveis no campus de São Bernardo do Campo agora poderão ser acessados em São Paulo. São eles: Engenharia de Produção e Ciência da Computação, avaliado em 2024 pelo MEC (Ministério da Educação), e que receberam conceito máximo.
“Com foco em inovação e tecnologia, a FEI inicia uma nova fase, atendendo a uma demanda crescente do mercado por profissionais de tecnologia altamente qualificados, como é o caso do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que em breve será também ofertado no Campus FEI São Paulo”, destaca a Profa. Dra. Michelly de Souza, Vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI.
Ajuda na hora da escolha
“O FEI Portas Abertas, por abranger muitas áreas da tecnologia, é uma oportunidade para que jovens tenham acesso a projetos inovadores e tendências, já que a juventude atual entrará em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, onde entender do assunto deixará de ser um diferencial, mas sim uma necessidade das empresas”, declarou José Alysson, estudante de ensino médio da escola Professor Alberto Conte.
“Estava com muitas dúvidas entre cursar arquitetura e engenharia civil e o FEI Portas Abertas foi crucial para a minha escolha. Após conhecer os laboratórios e projetos dos alunos da FEI, não tive dúvidas que eu queria estar lá e ser uma das alunas do curso de Engenharia Civil da instituição”, destacou Vitória Almeida, aluna da FEI que também participou de edições anteriores do evento.
Dica de ouro: brasileira medalhista em Paris falou para os visitantes
Outra novidade trazida na estreia do FEI Portas Abertas no Campus São Paulo foi a participação da medalhista olímpica Beatriz Souza, que conquistou o ouro no judô, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com o tema
“Transformando desafios em oportunidades: as lições que o esporte me ensinou”, a judoca participou de um bate-papo com os estudantes no auditório do Campus. Partilhando mensagens de incentivo para a carreira e sua experiência, em uma de suas falas a judoca destacou a importância do foco, determinação, a vontade de superar as dificuldades para alcançar o sucesso.
“Independentemente da área que vocês escolherem e carreira que seguirem, temos que nos dedicar muito e a vontade deve ser sempre maior que os obstáculos. O sucesso e a grandeza não vêm de graça. Cada dia de estudos e dedicação imposta, é mais um degrau que vocês subirão rumo ao objetivo traçado por cada um”, destacou a atleta Beatriz Souza.
Com o auditório lotado de estudantes de ensino médio e professores, a atleta que trouxe o ouro para o Brasil foi aclamada com muitas palmas do público presente, que também se emocionou ao acompanhar sua trajetória na profissão, em um diálogo enriquecedor para toda a comunidade interna e externa da FEI.
Sobre a FEI:
Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) é referência em gestão, inovação e tecnologia, já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.
A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.
Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de formação por competências, interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.