FEI sedia o evento ‘Coupa – Supply Chain User Group Brasil 2024’

24/06/2024

Encontro realizado quarta-feira (12), reuniu representantes de mais de 25 empresas, para discussões e aprendizados de mercado com a tecnologia Digital Supply Chain

Na quarta-feira (12), a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) foi sede para o “Coupa – Supply Chain User Group Brasil 2024”, evento que reuniu representantes de mais de 25 empresas de diversos segmentos no País para discussões sobre cases de sucesso e aprendizados com a ferramenta Supply Chain Modeler, fornecida pela Coupa, empresa líder no mercado com a tecnologia Supply Chain Guru, e que também é parceira da FEI há mais de oito anos.

Entre as empresas presentes, o encontro contou com a presença e participação de representantes da BASF, Grupo Casas Bahia, Leroy Merlin, Shopee, Amazon, Natura, Americanas, Pepsico, General Motors, Martin Brower, Ipiranga, Usiminas, Danone, Alpargatas e Heineken, por exemplo. Professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado da FEI também marcaram presença, acompanhando as palestras e cases que foram compartilhados pelos executivos ao longo da manhã e tarde.

Realizando a abertura do encontro, o Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, falou sobre a importância da aproximação da FEI com a indústria, especialmente pelas soluções científicas conduzidas pelos Programas de Mestrado e Doutorado. “O fato de as empresas estarem presentes aqui hoje é muito significativo para nós. Uma característica muito relevante dos nossos programas de mestrado e doutorado é a aproximação com as empresas. Praticamente todas as dissertações que saem dos nossos programas tratam de problemas reais do mercado e é isso que discutimos aqui hoje, cases e situações de problemas reais, que muito enriquecem a formação dos nossos alunos. Isso é o que de fato contribui para o desenvolvimento do nosso País”, finalizou.

A realização do “Coupa – Supply Chain User Group Brasil 2024” na FEI, faz parte de uma das iniciativas do Departamento de Engenharia de Produção, sob a mediação do Prof. Dr. Mauro Sampaio. Em entrevista, o docente falou sobre a consolidação da parceria da instituição com a Coupa e a influência na qualificação da formação profissional. “A Coupa é uma parceira da FEI há 8 anos, é líder de mercado na tecnologia de Digital Supply Chain e, por meio dessa parceria, nós utilizamos essa ferramenta em sala de aula. Nós ensinamos a parte teórica e a parte prática no Digital Supply Chain Lab, possibilitando aos nossos alunos estarem já familiarizados com tecnologias de destaque do mercado. Essa comunidade que formamos aqui acaba sempre ajudando uns ao outros. Os nossos alunos têm a oportunidade de interagir com as pessoas que já estão no mercado e, em comunidade, conseguimos avançar melhor do que sozinhos”, apontou o docente.

Nesta mesma linha, o Vice-presidente Global de Costumer Sucess na Coupa, Rafael Vasquez, também ressaltou os frutos positivos da parceria com a FEI. “A parte de software, que nós fazemos, é só 10% do sucesso dos nossos clientes. A tecnologia pode ser a mais avançada do mundo, mas se as empresas não tiverem um pessoal bem treinado, capacitado e atualizado com as tendências e tecnologias, ninguém ganha. Para mim, o principal ponto desta parceria é justamente isso, poder proporcionar tecnologia para a instituição, a fim de que esses talentos profissionais possam ser preparados com tecnologias reais, que as empresas estão aplicando lá fora”, explicou o executivo.