Notícias Fei

FEI sedia 2º TIC ABC Paulista em parceria com SEBRAE

FEI sedia 2º TIC ABC Paulista em parceria com SEBRAE


  25/03/2024

Capitão da Seleção Brasileira de Vôlei Paralímpico e fundador da Parabank, Renato Leite; e Roberto Cruz, formado pela FEI e fundador da Pixeon, palestraram para mais de 200 pessoas no evento

Na tarde da última sexta-feira (22), a FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros -, em parceria com o SEBRAE, foi palco para a realização da segunda edição do TIC ABC Paulista, evento voltado para a valorização do ecossistema de tecnologia do ABC. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, incluindo empresários, executivos e representantes empresariais, professores e estudantes no Campus da FEI em São Bernardo do Campo.

O evento contou com a presença e participação do Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta; da Vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias, Michelly de Souza; do Coordenador da AGFEI (Agência FEI de Inovação), Prof. Dr. Roberto Baginski; do Diretor do Departamento de Marketing e Comunicação da FEI, Michael Lopes de Lima; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami; além dos convidados e palestrantes: Roberto Cruz, Presidente e Fundador da Pixeon; e Renato Leite, Co-fundador da Parabank.

Realizando a abertura do evento, o Reitor da FEI falou sobre o protagonismo do desenvolvimento empresarial do ABC e expressou a gratificação pela parceria da FEI com o SEBRAE, para a realização do 2º TIC ABC. “O TIC ABC tem o caráter de trazer e agregar todo esse ecossistema de inovação da região do ABC. Temos a presença de micro, pequenos, médios e grandes empresários, representantes de universidades, representantes de órgãos governamentais e de instituições que apoiam todo o ecossistema tecnológico. Sediar um evento como esse é uma oportunidade de valorizarmos esse ecossistema e de conhecermos mais sobre o potencial da região”.

O Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, em entrevista, complementou ainda sobre a importância da realização do 2º TIC ABC para a comunidade FEIana. “Muitas vezes, o aluno pensa em fazer um curso superior para trabalhar em uma empresa e acaba deixando uma oportunidade muito grande passar, que é a de empreender e abrir o próprio negócio. Várias das pessoas aqui presentes abordaram suas trajetórias e seus aprendizados sobre os problemas que tiveram que enfrentar e como enfrentaram, informações que são valiosas para o nosso aprendizado e evolução. Outra curiosidade é que, neste encontro, nós já encontramos vários ex-alunos, o que para nós é uma alegria muito grande. Ver que os nossos FEIanos e FEIanas estão presentes em eventos de tecnologia e inovação, cumprindo o seu papel como pessoas relevantes para a sociedade”, ressaltou em depoimento.

Falando também sobre parceria, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, também durante a abertura, destacou o apoio da FEI para a realização do 2º TIC ABC e das oportunidades futuras. “Tenho certeza que ainda teremos muitos eventos em parceria com a FEI. O TIC ABC é realmente um espaço de união de talentos da região do ABC”.

Convidado ao palco, o Coordenador da AGFEI, Prof. Dr. Roberto Baginski, transmitiu um recado para todos os empresários presentes, destacando as oportunidades que as organizações têm hoje para o desenvolvimento de projetos conjuntos com a academia. “Todos aqui têm a chance de irem mais além com os seus negócios. É possível realizar investimentos em projetos por meio da FINEP. Então, a mensagem que deixo para vocês é: tragam as ideias, que nós desenvolvemos os projetos para vocês. E não digo isso somente pela FEI. Existem muitas instituições competentes pelo Brasil com as quais vocês podem desenvolver parcerias, com grandes investimentos. Não deixem de procurar pela academia. Existem diversas possibilidades a serem desenvolvidas”, destacou o docente da FEI.

Responsável pela organização do TIC ABC Paulista em parceria com a FEI e Gestor de Projetos Corporativos no SEBRAE, Fábio Costa contou que antes mesmo da posição atual, já conhecia a FEI por meio de outras empresas com as quais já atuou. “A FEI, para mim, é um símbolo para o ABC e para o País e forma as melhores mentes do nosso Brasil. Tive a oportunidade de trabalhar, durante esses últimos 30 anos, com profissionais formados pela FEI e todos eles possuem soft skills, competências espetaculares. Nós, do SEBRAE ficamos muito honrados com essa parceria. Muitos empresários aqui presentes nunca haviam vindo na FEI. Por isso, foi tão simbólico para nós termos o capital intelectual e o capital do PIB presentes aqui hoje. É um privilégio e uma alegria muito grande para todos nós do SEBRAE, termos essa parceria com uma instituição como a FEI. É um sonho realizado” explicou.

Histórias de inspiração e impacto

Renato Leite é Atleta Paralímpico, Diretor e Co-fundador da Parabank. Convidado como um dos palestrantes do evento, falou sobre o trabalho desenvolvido com propósito. Compartilhou sobre a sua trajetória como pessoa com deficiência no mercado e os principais pilares que o fazem superar as dificuldades, sejam elas profissionais ou não. “Existem quatro vertentes que carrego na vida: fé, coragem, disciplina e a gratidão. Se a gente levar essas quatro vertentes, tudo começa a facilitar na sua vida. Manter a sua fé, ter a coragem de permanecer em movimento, ter a disciplina para manter a constância e ser grato durante toda a sua jornada. Os problemas aparecem para serem resolvidos. A forma como a gente os encara é que faz a diferença”.

Sobre a construção da empresa, Renato Leite, que também é capitão da Seleção Brasileira de Vôlei Paralímpico, contou que a Parabank surgiu por meio de uma dor sentida por muitas pessoas com deficiência, que é a inclusão no mercado de trabalho. “Nós criamos o Parabank para potencializar a reabilitação de pessoas com deficiência, desburocratizar a liberação de crédito, capacitação e, também, para fazer com que essas pessoas voltem a produzir, principalmente, no mercado financeiro, tecnológico”. Na ocasião, Renato contou também que essa era a primeira vez que visitava a FEI e compartilhou suas impressões. “Quando eu entrei na FEI, pela primeira vez, fiquei muito feliz em poder ver o tamanho do potencial que nós temos com uma instituição como essa aqui no ABC e no nosso País. Conheço vinte e oito países e me dá um orgulho muito grande saber o tamanho do potencial de desenvolvimento tecnológico que temos aqui. Espero que as próximas gerações possam contribuir mais e que este nosso nicho volte a produzir”, afirmou.

O palestrante da sequência na programação do 2º TIC ABC na FEI, foi liderada por Roberto Cruz, fundador da Pixeon. Formado em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Produção pela FEI, em sua visita de volta à instituição, deixou uma mensagem especial aos estudantes da atual e futura geração. “Na FEI, o que os professores sempre me diziam durante a minha formação é que nós apenderíamos a resolver problemas. Esse raciocínio, de desenvolver soluções, sejam elas quais forem, é fundamental para qualquer situação. Essa premissa ajuda a nos desenvolvermos no lado técnico, mas, principalmente, a olharmos para os problemas de forma diferente, os enxergando como oportunidade de gerar uma nova solução. A disciplina e a dedicação também fazem toda a diferença. Nós, como FEIanos, somos diferentes no mercado por termos essa visão e essa formação. Essa disciplina, na vida do empreendedor, faz toda a diferença”, explicou.

Após as palestras dos convidados, a programação do 2º TIC ABC avançou durante a tarde com as apresentações de pitches de quatro startups convidadas pelo SEBRAE: Brainer, Agile Health, Getinoxy e Singue. Fechando a agenda do dia, os presentes ainda conferiram uma palestra de Caio Felipe, representante da empresa Oxigênio, aceleradora de startups da Porto.