Diálogo sobre o Futuro: Nove Empresas Exploram Tecnologias em Supply Chain na FEI

08/03/2024

Representantes de corporações, executivos que marcaram presença no encontro, em sua maioria, são formados pela FEI

O evento focado em Supply Chain Network Design, realizado na manhã da última quinta-feira (7), no Campus da FEI - Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros -, em São Bernardo do Campo, destacou-se como um momento crucial para a discussão de inovações tecnológicas nesse campo. A conferência reuniu um conjunto de representantes e executivos, muitos dos quais alumni da FEI, de empresas líderes como BASF, Ipiranga, Casas Bahia, Natura, Martin Brower, Gerdau, Camil, Suzano e General Motors. O foco estava na exploração de ferramentas tecnológicas avançadas dedicadas a aprimorar soluções logísticas e enfrentar os desafios atuais do mercado.

“Este evento é uma excelente oportunidade para nos aprofundarmos nas inovações tecnológicas adotadas pelas empresas, com ênfase na rede de suprimentos. Identificamos várias categorias tecnológicas relevantes para essa área, que incluem tecnologias focadas em gêmeos digitais, a aplicação de inteligência artificial e aprendizado de máquina, bem como as dedicadas a aprimorar a experiência do cliente. Nosso intuito é organizar esses encontros bimestrais para discutir as mais recentes tendências tecnológicas, entender os obstáculos enfrentados pelos líderes empresariais e, de maneira colaborativa, desenvolver soluções inovadoras para esses desafios”, ressaltou o Prof. Dr Mauro Sampaio, docente do curso de Engenharia de Produção da FEI e também responsável por conduzir a organização do evento, junto com Diana de Barros Ferreira Batista, executiva da BASF, evidenciando o valor da colaboração entre o setor acadêmico e o empresarial na promoção da inovação e da excelência.

Esta primeira edição do evento foi organizada no Digital Supply Chain Lab, espaço dedicado para o desenvolvimento de projetos e pesquisas em Logística Digital da FEI. O laboratório, inaugurado em 2022, traz como proposta o ensino, desenvolvimento de projetos e pesquisas focados em Supply Chain, logística, gestão de operações, entre outras expertises. Espaço escolhido especialmente para a ocasião.

Além das apresentações realizadas pelas empresas parceiras, o encontro também incluiu uma programação com mesas redondas para discussões em grupo e compartilhamento de experiências entre os executivos.

Trajetórias e Histórias de Sucesso

Paulo Eduardo Barros, Gerente de Planejamento do Grupo Casas Bahia, é formado pelo Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da FEI, com ênfase em Produção. Em depoimento, falou sobre como a formação na FEI o ajudou a evoluir no crescimento profissional. “O ambiente da FEI é muito propício para salientarmos insights interessantes e solucionadores para o mercado. O próprio laboratório de Supply Chain, para quem atua no ramo ou está envolvido com ele, é um ambiente que colabora demais para o nosso desenvolvimento, enquanto estudante e pesquisador, além do fato de termos acesso a ferramentas corporativas e avançadas do mercado. Isso ajuda a criar um legado muito forte de FEIanos nas grandes corporações. Existe uma sintonia muito grande e gratificante entre a FEI com as empresas”, ressaltou.

Outro caso semelhante aconteceu com Karen Megumi Obata. Formada no curso de Engenharia de Produção da FEI em 2021, a FEIana também é exemplo de quem conseguiu aplicar as ferramentas que estudou na instituição, agora, no seu dia a dia do trabalho. Atualmente, Karen é Analista de Projetos na BASF e contou como foi a sua trajetória, desde quando iniciou como estagiária, por meio de uma parceria da FEI com a empresa. “Quando cheguei na FEI, me senti um pouco perdida com tantos assuntos, novidades e possibilidades. Mas ao longo do curso, a aproximação com os professores me ajudou muito a compreender qual era a área que eu mais me identificava dentro da Engenharia de Produção. Acabei escolhendo a logística, que também é uma área gigante, mas essa escolha possibilitou que eu atuasse em um projeto de solução logística e que contribuiu muito para o meu estágio na BASF. Anos depois, isso refletiu na minha promoção”, contou.

Para os FEIanos que estão chegando agora, Karen também compartilhou dicas preciosas. “Uma dica que eu destacaria para quem está começando agora é que tenha calma, pois é normal se sentir um pouco perdido no começo. E você escolhendo uma área para aprofundar, é o que realmente vai te dar uma visão sobre como e onde você pode evoluir. A FEI é uma instituição que tem muita tecnologia e que te auxilia muito nesse caminho de descobertas. Minha dica é para que todos possam aproveitar ao máximo essas oportunidades”, ressaltou.

Outra mensagem também foi deixada por Renan Mussi, formando em Engenharia de produção pela FEI em 2019 e, atualmente, é Coordenador de Inteligência Logística na Martin Brower. “A minha graduação na FEI foi muito importante para a minha formação técnica e como pessoa humana mesmo. É uma instituição que realmente te prepara para o mercado de trabalho, abordando temas que as grandes empresas demandam e essa ação de traze-las para dentro da instituição em um evento como esse, é uma forma de enfatizarmos isso”, afirmou.