Notícias Fei

FEI e Grupo Casas Bahia promovem evento sobre Inteligência Artificial aplicada em Logística Digital

FEI e Grupo Casas Bahia promovem evento sobre Inteligência Artificial aplicada em Logística Digital


  01/03/2024

Encontro reuniu executivos, colaboradores, professores e estudantes para discussões sobre tendências do setor e aplicações de ferramentas facilitadoras no mercado

Inteligência Artificial aplicada em Logística e Supply Chain foram os temas de destaque da manhã e tarde desta sexta-feira (1), no Campus FEI São Bernardo do Campo. O evento, organizado em parceria com o Grupo Casas Bahia, reuniu mais de 70 pessoas, entre executivos da empresa e do setor, professores e estudantes para diálogos sobre as tecnologias e ferramentas que têm impactado o mercado atual.

A abertura da agenda foi conduzida pelo Prof. Dr. Mauro Sampaio, do curso de Engenharia de Produção da FEI, e por Fernando Gasparini, Diretor de Supply Chain do Grupo Casas Bahia. A programação contou, ainda, com participações e palestras do Prof. Dr. Reinaldo Bianchi, do curso de Engenharia Elétrica, falando sobre os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial e suas aplicações; do Prof. Dr. Marcelo Fugihara, do curso de Engenharia de Produção, destacando conceitos de Machine Learning e suas aplicações em logística; e, por fim, a agenda foi encerrada com a apresentação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Rodrigues, do curso de Ciência da Computação, que conduziu uma apresentação sobre Tecnologias Imersivas.

Além dos docentes, a programação também destacou apresentações dos executivos Marco Beczhowski, da empresa Manhattan; e de Tabatha Larissa, que conduziu uma apresentação sobre ferramentas e aplicações da Inteligência Artificial no Grupo Casas Bahia.

Em entrevista, Fernando Gasparini, Diretor de Supply Chain do Grupo Casas Bahia, falou sobre o sentimento de nostalgia por estar de volta à FEI. O executivo se formou em 1993 no curso de Engenharia Mecânica da instituição. E somando os 30 anos de carreira, destacou dicas valiosas para os estudantes da atual geração. “Sozinho você não vai fazer nada. Compartilhe suas ideias com as pessoas que você confia para captar outras percepções e caminhos para executar. Quando lembramos dos grandes lançamentos de plataformas, como Uber, Airbnb, Waze, Instagram, por exemplo, essas ideias não foram executadas por uma única pessoa. Não nasceram de uma única pessoa. Vem de um grupo de amigos, em sua maioria, que discutiram sobre um problema e geraram uma solução. O que eu deixo como mensagem para essa geração é que o individualismo não nos leva a lugar nenhum”, explicou.

Além do compartilhamento de ideias, Gasparini também destacou a importância do networking para qualquer formação e afirmou que se aplica para várias questões – seja para crescer dentro de uma empresa, para conquistar oportunidades melhores ou para ampliar os conhecimentos. Essa mesma visão também é partilhada por Júlia Pelegrini Pereira, formada em Engenharia de Produção pela FEI e que também esteve presente no evento. Contratada pela Via Varejo, a FEIana contou que o seu contato com os professores da instituição foi essencial para a conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. Comecei a trabalhar na Via Varejo por meio de uma parceria entre a FEI e o grupo. Pude atuar diretamente em um projeto, que serviu como solução para um dos problemas da empresa e isso contribuiu muito para a minha contratação. A FEI me trouxe não só o suporte acadêmico, mas também serviu como uma ponte para o meu ingresso no mercado de trabalho”, afirmou.

Caso semelhante também ocorreu com Lucas Cedroni, também formado em Engenharia de Produção pela FEI, desde 2019. Mas além da proximidade da instituição com as empresas, o FEIano também destacou a importância de ter participado de projetos de extensão. “Na FEI pude me desenvolver muito durante a iniciação científica, tendo alguns projetos aplicados na prática pelas empresas. Foi o que mais me marcou na minha graduação. Para aqueles que estão ingressando na FEI agora, o que deixo como mensagem é que aproveitem muito as oportunidades com os projetos de iniciação e projetos acadêmicos, porque isso fez uma diferença enorme nas minhas contratações no mercado”, ressaltou.

Tendências do Digital Supply Chain

Para o professor Mauro Sampaio, do curso de Engenharia de Produção, estabelecer colaborações com empresas pioneiras, como o Grupo Casas Bahia, é fundamental para a FEI. Segundo ele, essa sinergia se materializa em eventos coorganizados, destacando-se essa iniciativa sob a liderança de Paulo Zanré, executivo do Grupo Casas Bahia. Tal cooperação amplia a compreensão sobre as dinâmicas e tendências atuais do mercado. Segundo o professor Sampaio, apesar de as empresas incorporarem tecnologias como Inteligência Artificial em funções específicas, o verdadeiro potencial para inovação e eficácia surge na interação entre diferentes áreas e no desenvolvimento de uma plataforma integrada de Digital Supply Chain. Essa estrutura engloba o Digital Twin — uma representação digital em tempo real da rede de suprimentos —, Inteligência Artificial e Machine Learning para o processamento de dados ágil e robusto, otimizando a tomada de decisões. Além disso, destaca a importância do pilar de "Customer Experience", essencial para entender e atender às expectativas dos consumidores finais.

Digital Supply Chain Lab da FEI

Referência no desenvolvimento de soluções e projetos para as empresas, a FEI também disponibiliza no Campus de São Bernardo do Campo o Digital Supply Chain Lab. Inaugurado em agosto de 2022, o espaço é dedicado para o desenvolvimento de projetos e pesquisas focados em logística digital, Supply Chain, cadeia de suprimentos, gestão de operações, entre outras expertises.

Para quem ainda não conhece, a FEI também disponibiliza visitas guiadas, para que todos possam conhecer a rede de laboratórios do Campus, como o Digital Supply Chain Lab. Os interessados devem encaminhar um e-mail com a sugestão de data e horário para o e-mail faleconosco@fei.edu.br. O agendamento também pode ser feito pelo telefone 4352-2900.