São Paulo 470 anos: conheça a história do primeiro curso de administração do Brasil, criado pela FEI, na cidade

25/01/2024

Fundação Educacional Inaciana contribuiu historicamente para a evolução do município, formando os primeiros profissionais administradores do País e da América Latina

Muitas são as conexões da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual a FEI faz parte, e da própria FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros - com os 470 anos de história da cidade de São Paulo, celebrados neste dia 25 de janeiro de 2024. A cidade como conhecemos hoje teve sua fundação em 1554, no local conhecido como Pateo do Collegio. Em 25 de janeiro deste ano, os padres jesuítas rezaram uma missa e fundaram uma igreja e um colégio, marco da fundação do município. Mesmo passando por uma série de reconstruções, a edificação atual, foi finalizada em 1979 e, até os dias atuais, abriga fragmentos de uma parede de 1585, remanescente do antigo colégio dos jesuítas – é então a parede mais antiga preservada na cidade.

Séculos mais tarde, os jesuítas, mais uma vez, contribuíram para a evolução da cidade. Desta vez, com participação direta da FEI. A história da instituição começou em São Paulo, mais especificamente na Rua São Joaquim, no Bairro da Liberdade. Foi em 1941, somando atualmente 83 anos, que o Padre jesuíta, Roberto Sabóia de Medeiros, S.J. (1905-1955), criou a ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios – a primeira escola de Administração de São Paulo, do País e da América Latina.

Como estudioso que levava a sério seus empreendimentos, Pe. Sabóia de Medeiros preocupou-se em lançar os fundamentos de uma Escola de Administração para ficar, para resistir aos desafios e evoluções do tempo e, sobretudo, às duras provas de uma inovação no campo educacional e profissional brasileiro e pioneirismo na área. Na época, o curso oferecido pela ESAN, até então, durava dois anos, com um terceiro ano de especialização.

No cenário nacional de 1941, não haviam modelos. Para tanto, o criador da FEI aplicou, em São Paulo, as direções e características de ensino do instituto de formação de profissionais administradores da “Graduate School os Business Administration” da Universidade de Harward (EUA), instituto já reconhecido e dotado de um currículo que o tornava respeitado mundialmente.

“A ESAN não apenas sobreviveu às dificuldades do tempo, como também superou os desafios iniciais de um novo negócio. Esses desafios foram ainda maiores devido ao pioneirismo da FEI na área de Administração. A FEI formou a primeira turma de administradores do Brasil, em São Paulo. Isso ajudou no reconhecimento e no desenvolvimento da cidade que vemos hoje. A ESAN estabeleceu-se no cenário do Ensino Superior como uma instituição séria. Essa imagem de seriedade é mantida até hoje, graças ao seu histórico de aperfeiçoamento e inovação”, afirma a Profa. Dra. Aline Mariane de Faria, atual coordenadora do curso de Administração da FEI São Paulo.

O 1º curso de Administração do Brasil segue instalado ainda no histórico Bairro da Liberdade, em São Paulo, mas em novo endereço: na Rua Tamandaré, nº 688 – Campus FEI São Paulo. Com seu crescimento e expansão ao longo da história, atualmente, o curso de Administração da FEI também é oferecido no Campus FEI São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“Vemos pela história que tanto a criação da ESAN como da própria FEI, como conhecemos hoje, foram orientadas no sentido de oferecer uma formação integrada a seus alunos, a fim de que pudessem exercer também uma ação social, sabendo reconhecer o seu papel como pessoa humana para e com os demais. Essa essência, que começou na cidade de São Paulo, é a mesma que carregamos até hoje em nossa missão institucional, em formar pessoas para uma sociedade verdadeiramente humana, justa e sustentável, desenvolvendo e aplicando soluções para os nossos cidadãos. Faremos sempre parte desta história que contribuiu para o reconhecimento e evolução da cidade e, principalmente, para o ensino no Brasil”, ressalta a Profa. Dra. Maria Laura Mac Lennan, atual coordenadora do curso de Administração na FEI São Bernardo do Campo.

Sobre o atual curso de Administração da FEI

Além do pioneirismo, a instituição mantém-se como referência no País pelo nível de qualidade no ensino. Prova disso é o levantamento mais recente divulgado pelo Enade 2022 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), publicado em novembro do ano passado. Apenas 5,5% dos cursos superiores do Brasil conquistaram conceito 5 na avaliação (considerada a nota máxima) e a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) está, mais uma vez, entre elas.

Nesta edição mais recente do Enade foram avaliados cursos de 26 áreas, como administração, ciências contábeis e jornalismo, por exemplo. No caso da FEI, somente o curso de administração participou da avaliação. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, dos quase 10 mil cursos avaliados, somente 487 apresentaram o melhor desempenho.

Recentemente, o curso de Administração da FEI também recebeu novidades com a reformulação da sua matriz curricular, tendo como foco o empreendedorismo e a gestão digital. O reposicionamento do curso foi elaborado para preparar os futuros profissionais para atuarem como gestores flexíveis, capazes de lidar com desafios humanos e sociais. Integrando conhecimentos administrativos como ferramentas tecnológicas e digitais essenciais para solucionar problemas organizacionais e criar negócios inovadores e sustentáveis, sempre orientados por princípios éticos e humanistas. Assim, o curso apresenta atualmente em seu conteúdo programático temas como: Fundamentos de Algoritmos, Inteligência Artificial para Negócios, Data Driven Decision, Inovação e Intraempreendedorismo, Valor de Empresas e Decisão de Investimentos, Macroeconomia e Mercados, Microeconomia e Consumo, Marketing Estratégico, Mercado de Capitais, Comportamento Organizacional, entre outros.