Workshop de Visão Computacional 2023, organizado na FEI, promove valorização de cientistas e pesquisadores brasileiros na área de Visão Computacional

09/11/2023

Evento contará com a apresentação de trabalhos de pesquisa de ponta na área de Visão Computacional, além do concurso das melhores Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado

A área de Visão Computacional está em crescimento e atualmente é super-estratégica para campos como Robótica, Segurança, Comércio Eletrônico, Agricultura, Pecuária, Medicina e muitas outras. Todos esses temas estarão em pauta no “Workshop de Visão Computacional 2023”, promovido pela FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), no Campus FEI São Bernardo do Campo. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro (segunda e terça-feira), no auditório do Prédio J, trazendo destaque para palestras com pesquisadores convidados e premiações para os trabalhos desenvolvidos em Universidades e Centros de investigação científica de todo o mundo, na área de visão computacional. O evento será aberto para todos os públicos, com entrada gratuita.

Em sua 18ª edição, o Workshop de Visão Computacional engloba um Concurso de Teses e Dissertações, com o objetivo de divulgar e trazer visibilidade às pesquisas de pós-graduação nas áreas de Visão Computacional e Processamento de Imagens, premiando as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado concluídas, defendidas e aprovadas no último ano.

“Esperamos que o esforço de cada um de nós na organização deste evento, seja uma demonstração de que a ciência e a tecnologia têm um futuro promissor no nosso País. É um orgulho muito grande termos a oportunidade de realizar e promover um evento como esse, especialmente, por evidenciarmos o empenho e as contribuições dos nossos cientistas e pesquisadores brasileiros”, ressaltou o Prof. Paulo Sérgio Rodrigues, docente do curso de Ciência da Computação da FEI, Presidente do Comitê Nacional do Workshop de Visão Computacional e Organizador Geral do evento em 2023.

Programação do Workshop de Visão Computacional 2023

A abertura do evento no dia 13 de novembro ocorrerá às 9h e contará com uma apresentação de boas-vindas feita pelo Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato. Na sequência haverá a palestra com o professor convidado, Carlos Eduardo Thomaz, que é pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEI, e que trará destaque para discussões sobre “Conhecimento Implícito e Explícito: Aprendizado Humano versus Aprendizado de Máquina e além”. Após a pausa para o almoço, haverá a apresentação dos melhores artigos selecionados nacionalmente abordando temas relevantes na área e, fechando a agenda do dia, ocorrerá o “Concurso de Teses e Dissertações em Visão Computacional”.

Já na terça-feira, dia 14 de novembro, a agenda também iniciará às 9h, com apresentação de novos projetos na área. Em sequência, a programação contará com a palestra do pesquisador na área de Visão Computacional, Prof. Dr. Hemerson Pistori, docente da Universidade Católica Don Bosco (UCDB). Hemerson Pistori é bolsista de produtividade do CNPQ, tendo criado há quase 20 anos o grupo de pesquisa e desenvolvimento em visão computacional, Inovisão, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde atua até hoje.  Em seu canal no Youtube, o professor também traz destaque para discussões sobre ciência e os avanços nas pesquisas em visão computacional.

Após a realização da palestra, a programação seguirá com apresentações de trabalhos e pôsteres. A cerimônia de Premiação e Sessão de Encerramento ocorrerá logo na sequência, às 17:30. A programação completa com os detalhes e horários de cada apresentação está disponível para acesso no site da FEI. Para conferir, basta clicar aqui.