Prof. Ricardo Belchior Torres é premiado com o Outstanding Student Chapter Advisor Award 2022-2023 e é eleito Advisor do ano pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos

06/11/2023

Essa é a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio e a segunda vez que um professor de Engenharia Química de uma instituição de ensino não americana é nomeado com a honraria

A primeira semana de novembro iniciou com histórias marcantes, especialmente para a área de Engenharia Química da FEI. No último domingo (5), o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), foi premiado com o Oustanding Student Chapter Advisor Award 2022-2023, concedido pelo AIChE (Instituto Americano de Engenheiros Químicos) ao Advisor do ano.

Historicamente, essa é a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio e a segunda vez que um professor de Engenharia Química de uma instituição de ensino não americana é nomeado com a honraria.

O prêmio foi entregue em cerimônia ocorrida na cidade de Orlando, Estados Unidos durante o 2023 AIChE Annual Student Conference, que ocorre entre os dias 03 e 06 de novembro. Além de ser coordenador do PPGEQ da FEI, o professor Ricardo Belchior Torres também coordena o capítulo estudantil da FEI, o AIChE FEI. O professor viajou para os Estados Unidos com onze membros do Capítulo da Instituição. O AIChE FEI foi o representante do Brasil na 25th Chem-E-Car Competition.

“Agradeço a FEI por todo apoio recebido para as atividades e execução dos Projetos do AIChE FEI. Dedico esse prêmio a todos os estudantes que passaram pelo nosso Capítulo Estudantil. Sem a dedicação e o trabalho de cada membro não teríamos conseguido em tão pouco tempo as conquistas já obtidas. O desempenho do AIChE FEI com a conquista de três Outstanding Student Chapter Award (2019-2020, 2021-2022 e 2022-2023) e o tetracampeonato da Chem-E-Car Competition na Brazil Student Regional Conference (BSRC) (2020, 2021, 2022 e 2023) certamente foram decisivos para a escolha do meu nome como o Advisor do ano. Divido também essa honra com os demais Advisors dos capítulos estudantis brasileiros do AIChE”, ressaltou o docente da FEI, em depoimento.

Histórico e Reconhecimento Internacional

Essa não é a primeira vez que o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres é reconhecido com premiações internacionais. Em agosto deste mesmo ano, o coordenador do PPGEQ-FEI foi eleito Conselheiro do Board of Directors da Internacional Association to Chemical Thermodynamics (IACT), a principal organização mundial na área de Termodinânica Química que, segundo o seu estatuto, tem como objetivo principal promover o avanço desta área científica, no campo da educação, ciência e tecnologia.

A cerimônia de nomeação ocorreu durante o 26th IUPC International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT 2023), organizada na cidade de Osaka, no Japão. Oficialmente, o professor Ricardo Belchior Torres é o único representante sul-americano na associação.