Notícias Fei

Equipe FEI Baja enfrentará mais de 30 equipes na 16ª Competição Baja SAE Brasil

Equipe FEI Baja enfrentará mais de 30 equipes na 16ª Competição Baja SAE Brasil


  20/10/2023

Etapa Sudeste acontecerá até o dia 22 de outubro em São João del Rei

Um novo desafio começa para a equipe FEI Baja. Entre os dias 19 e 22 de outubro, os alunos da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), enfrentarão outras 33 equipes na 16ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste. Diferente das edições anteriores, que ocorreram em sua maioria em Piracicaba, desta vez, a competição será sediada em São João del Rei, em Minas Gerais.

Em destaque, a equipe FEI Baja é a única que participará da competição apresentando um carro no modelo protótipo 4x4, que inclusive, já foi utilizado anteriormente, na etapa nacional. “Dentre os carros da competição, a nossa equipe é a única que vai participar com um 4x4”, afirma o FEIano Guilherme dos Santos, capitão da equipe FEI.

Além da mudança de local, de acordo com a organização, esta etapa regional também incluirá uma nova modalidade: “o cabo de guerra”. De acordo com o estudante, esse é um desafio totalmente novo, pois uma corda será amarrada em dois carros para medir a força de ambos, o que pode provocar uma “quebra” ou dano no veículo. “Nós não sabemos muito o que esperar dessa prova e como ela vai ser. Nós teremos um carro amarrado no outro, então pode haver risco de o carro quebrar. Essa é uma categoria que veio para substituir a prova de tração”, afirmou Guilherme.

Histórico e Reconhecimento

Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única de categoria estudantil a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais. O projeto, que é coordenado pelo professor André Mendes, do curso de Engenharia Mecânica, inclui alunos de diversas engenharias da FEI. Dentre elas destacam-se alunos da engenharia mecânica, produção, elétrica, automação e controle e alunos da engenharia de robôs – a única no País.

Sendo um projeto institucional direcionado exclusivamente para estudantes da graduação, o Baja é um veículo off Road, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Para continuar acompanhando as atualizações sobre a participação da equipe FEI Baja na etapa mundial da SAE, fique de olho na página de notícias da FEI.

Para acompanhar a participação da equipe FEI Baja na 16ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, basta acessar as redes sociais da instituição.