Equipe ROBOFEI se prepara para competir no maior evento de robótica da América Latina

06/10/2023

Estudantes participarão de competições que integram o “Robótica 2023” que, neste ano, acontece em Salvador

Entre os dias 7 e 12 de outubro, a equipe ROBOFEI representará a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) no “Robótica 2023”, o maior do segmento que, neste ano, está sendo sediado em Salvador (BA). De acordo com a organização, a estimativa é que 2 mil pessoas de toda a América Latina participem, incluindo estudantes, professores e pesquisadores. A equipe FEIana embarca em viagem um dia antes para dar início aos preparativos das competições.

Nesta edição, os alunos da FEI participarão da CBR (Competição Brasileira de Robótica) e também da LARC (Latin American Robotics Competition, ou traduzindo para o português, Competição Latino-Americana de Robótica), que integram a programação do evento. A equipe atuará com as quatro categorias de robôs, incluindo @Home com a Robô Hera (da categoria de robôs de serviço doméstico), Humanoides, Small Size e também a categoria @Work, com robôs móveis de serviço para a indústria e para o agronegócio.

Historicamente, a equipe ROBOFEI, formada por professores e alunos de todos os cursos da FEI, é reconhecida nacional e internacionalmente por seu desempenho em competições de robótica e inteligência artificial. Em 2022, a equipe conquistou o 1º lugar na RoboCup Mundial, realizada na Tailândia, ao vencer a competição da categoria de robôs @Home.

Todos os anos, o Robótica reúne dois eixos de atividades. Entre eles, destacam-se os de caráter científico, que têm por objetivo reunir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de toda América Latina das áreas de Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Robôs e outras relacionadas. Promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação, os eventos desse eixo são o XIV Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), XIII Workshop de Robótica Educacional (WRE), V Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR) e V Workshop de Teses e Dissertações em Robótica (WTDR).

O segundo eixo envolve as competições promovidas pela RoboCup Brasil, associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e aprimorar pesquisas sobre Inteligência Artificial (IA) e robótica no Brasil. As competições são: a XVI Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), XX Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a XII Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Para acompanhar a cobertura da competição e o desenho da equipe ROBOFEI, fique de olho nas redes sociais da instituição.