Notícias Fei

FEI abre inscrições para novo Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

FEI abre inscrições para novo Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial


  05/10/2023

De acordo com Fórum Econômico Mundial, Cientista de Dados está entre os profissionais mais valorizados e com maior aumento de demanda até 2025

Com o avanço da economia digital, o consumo de dados produzindo informações estratégicas é, atualmente, um dos recursos mais importantes para uma empresa. É seguindo essas informações que surgem as decisões mais assertivas para negócios, produtos e até gestão de pessoas. Acompanhando essa evolução que a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) acaba de lançar o seu mais novo curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

A perspectiva de avanço desta área do mercado também é baseada em dados. Segundo o relatório divulgado em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial, sobre as profissões do futuro, a análise e ciência de dados serão os empregos com maior aumento de demanda até 2025. No novo curso lançado pela FEI, os estudantes serão capacitados com uma formação completa para atuarem como solucionadores de problemas, aplicando o aprendizado em redes neurais, Deep Learning, Data Analytics, criação de sistemas inteligentes, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina Explicável (XAI), por exemplo. 

“Com a formação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FEI, nós buscamos preparar o estudante para construir caminhos e propósitos verdadeiramente humanos, preparando-os não apenas para suas carreiras, mas também para uma responsabilidade social a serviço dos cidadãos em escala global”, destaca o Prof. Dr. Plínio Thomaz Aquino Junior, Coordenador do novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FEI.

As inscrições já estão abertas para os candidatos que se interessarem em ingressar no 1º semestre de 2024. Os estudantes podem optar pela inscrição por meio da prova online, prova presencial, nota do ENEM (válida para os anos de 2019 a 2023), por Transferência Externa/Portador de Diploma ou, ainda, por meio do Processo Internacional. 

Tradição em Inovar

“A graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial na FEI reflete a missão institucional, que se concentra na formação e orientação à humanidade. Os temas estudados no início do curso são constantemente estimulados e aplicados ao longo de toda a jornada acadêmica. Ou seja, o cientista de dados formado pela FEI é preparado para trazer as respostas e soluções tecnológicas à serviço da sociedade”, ressalta o professor Plínio Aquino. Além de coordenador do novo curso da FEI, o docente também é coordenador do curso de Ciência da Computação e do Projeto RoboFEI, na categoria de robôs de serviços. Tradicionalmente, a FEI já é reconhecida por ser o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina, além de ser também referência pelas premiações nacionais e internacionais já conquistadas por meio de projetos e pesquisas científicas.

“Optar pela FEI em sua formação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é alinhar-se a uma instituição que não só tem um legado de excelência acadêmica, mas também se estabeleceu como o principal polo de Robótica Aplicada com IA no País. A FEI se destaca pelo seu curso pioneiro de Ciência da Computação e também pela presença de pesquisadores renomados nas áreas de Inteligência Artificial, Computação e Ciência de Dados”, complementa o professor.

Ainda de acordo com o docente, tradicionalmente os especialistas, com sua expertise e contribuições significativas ao campo, enriquecem o ambiente de aprendizado e colocam a FEI na vanguarda da pesquisa tecnológica. Além disso, os alunos da FEI têm uma vantagem competitiva no mercado, não só devido à notoriedade da instituição em garantir excelentes colocações de emprego, mas também pelo seu envolvimento direto em processos inovadores, que são fundamentais na atual economia baseada em tecnologia. “Assim, ao escolher a FEI, o estudante está se posicionando no epicentro da inovação e preparação para se tornar um líder em um mundo tecnológico em rápido avanço”, finaliza.

Vestibular FEI 1º semestre 2024

Inscrições: até 18 de novembro
Prova online/presencial: 26 de novembro
ENEM: válido para os anos de 2019 a 2023
Site: fei.edu.br/vestibular-fei
Contato: faleconosco@fei.edu.br