Notícias Fei

5ª Semana de Estudos Amazônicos 2023, sediada na FEI, está com inscrições abertas

5ª Semana de Estudos Amazônicos 2023, sediada na FEI, está com inscrições abertas


  27/09/2023

Evento terá a participação e presença de representantes das comunidades indígenas da Amazônia, pesquisadores, autoridades para debater questões ambientais e climáticas que afetam a região e o País

O Campus da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), em São Bernardo do Campo/SP, será sede para um dos eventos mais aguardados do ano: a SEMEA – 5ª Semana de Estudos Amazônicos. O evento acontecerá entre os dias 26 e 29 de setembro, trazendo destaque para temas como “Governança Territorial e Economia Circular”, “Amazonizar São Paulo”, “Tecnologias Socioambientais” e “Direitos da Natureza e Saberes Originários/Direitos Humanos”. A entrada será gratuita e as inscrições para as oficinas, palestras e atividades já estão disponíveis para acesso no site.

Entre os palestrantes destacam-se representantes de instituições de pesquisa, do Ministério Público Federal e de comunidades de povos originários, como Marcivana Sateré Mawé - auditora do Sínodo da Amazônia, primeira mulher a assumir a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime). Ainda estarão presentes Kely Guajajara - ativista e comunicadora da Mídia Indígena; Márcia Kambeba - da etnia Omágua/Kambeba, nasceu na aldeia ticuna, em Belém do Solimões, é professora, escritora e ativista da luta das mulheres indígenas; e representantes da ONG Wyka Kwara, de Ananindeua-Pará.

“É importante que as universidades de todo o país abram espaço para eventos e debates desse porte, além de ouvir grandes pesquisadores e comunidades indígenas, para que juntos compartilhem experiências e dificuldades e estejamos cada vez mais alinhados no combate ao desmatamento e proteção de toda a biodiversidade amazônica.” destaca a Profa. Dra. Maria Tereza Saraiva de Souza, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da FEI e também Coordenadora da 5ª Semana de Estudos Amazônicos.

A edição do evento deste ano terá aproximadamente 30 palestrantes, que incluem lideranças da Companhia de Jesus, professores, representantes de instituições indígenas e trabalhadores de segmentos que atuam na Amazônia. Entre eles: Benedito Queiroz de Alcântara - representante da REPAM-Brasil no Amapá e da coordenação do projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos; e Joaquim Belo - presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e líder extrativista de Mazagão.

Chegando em sua 5ª edição, a SEMEA faz parte de uma das iniciativas da Companhia de Jesus com objetivo de promover o intercâmbio de saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território brasileiro.

SERVIÇO

5ª Semana de Estudos Amazônicos
Período
: De 26 a 29 de setembro
Local: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) – Campus de São Bernardo do Campo – SBC – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3971 – Bairro Assunção.
Entrada: gratuita

Link de acesso ao site e à programação