Notícias Fei

Semana de Estudos Amazônicos 2023 será  realizada na FEI

Semana de Estudos Amazônicos 2023 será realizada na FEI


  29/08/2023

Evento gratuito terá a participação de representantes de povos originários, autoridades, especialistas, professores e alunos

Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) será sede da 5ª Semana de Estudos Amazônicos – SEMEA, que acontecerá no Campus de São Bernardo do Campo/SP. O evento anual será um espaço para especialistas, autoridades, professores e estudantes discutirem governança territorial, economia circular, tecnologias socioambientais, direitos humanos, saberes originários e direitos da natureza. A entrada é gratuita.

A realização da SEMEA na FEI, acontece em um momento em que a necessidade de preservação da floresta se faz mais necessária. De acordo com um estudo divulgado em maio deste ano, pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a derrubada de árvores cresceu em uma proporção de 9 vezes no estado do Amazonas. Quando comparado por período, em março de 2022, o Amazonas registrou 12 km² de devastação. Já em março deste ano, o estado alcançou a marca de 104 km², ou seja, um aumento de 767% no desmatamento.

De acordo com a Profa. Dra. Maria Tereza, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da FEI e Coordenadora da SEMEA, o evento tem como objetivo promover o intercâmbio de saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território brasileiro. “Sediando esse encontro, buscamos sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis sobre os principais temas de debate no universo ecológico amazônico, sua cultura, desafios e horizontes”, destaca.

Organizada anualmente em diferentes instituições jesuítas pelo País, a SEMEA é iniciativa da Companhia de Jesus e traz destaque para uma programação com palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e a participação de povos originários da Amazônia, sociedade civil, pesquisadores, professores e gestores públicos. 

Participação ativa de povos originários

Entre os palestrantes destacam-se representantes da Companhia de Jesus, de instituições de pesquisa, do Ministério Público Federal e de comunidades de povos originários, como Marcivana Sateré Mawé - auditora do Sínodo da Amazônia, primeira mulher a assumir a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime).

Ainda estarão presentes Kely Guajajara - ativista e comunicadora da Mídia Indígena; Márcia Kambeba - da etnia Omágua/Kambeba, nasceu na aldeia ticuna, em Belém do Solimões, é professora, escritora e ativista da luta das mulheres indígenas; e representantes da ONG Wyka Kwara, de Ananindeua-Pará.

SERVIÇO

5ª Semana de Estudos Amazônicos
Período
: De 25 a 29 de setembro
Local: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) – Campus de São Bernardo do Campo – SBC – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3971 – Bairro Assunção.
Entrada: gratuita
Consulte a programação no site