Notícias Fei

Participação do Professor da FEI no Estadão Summit 2023 ganha novo destaque na imprensa

Participação do Professor da FEI no Estadão Summit 2023 ganha novo destaque na imprensa


  23/08/2023

André Mendes, que é docente do curso de Engenharia Mecânica e Coordenador do Projeto FEI Baja, foi convidado para falar sobre as tendências com os carros autônomos

A participação do professor André Mendes, do Curso de Engenharia Mecânica da FEI e coordenador do projeto FEI Baja, no Estadão Summit 2023 continua ganhando repercussão na mídia. O evento aconteceu no dia 10 de agosto, trazendo foco para o tema de mobilidade. Na ocasião, o professor da FEI foi convidado para compor o painel “Quem tem Medo de Carro Autônomo?”, onde falou sobre as tecnologias atuais do mercado e estudos em desenvolvimento pela academia.

“Nessa oportunidade, gostaria de colocar a visão da academia, como professor e pesquisador. A academia sempre nos faz pensar no que estamos entendendo como carro autônomo. Temos os níveis de automação que já tornam o carro autônomo e, comprovadamente, essa tecnologia está salvando vidas. Muitos estudos científicos comprovam esse impacto”, explicou o professor da FEI em um dos depoimentos durante o painel.

Conduzindo a mediação do painel, o jornalista Tião Oliveira, Editor-Chefe de Mobilidade do Estadão, também perguntou sobre a hibridização da indústria de carros autônomos, se temos mais tendência de trabalharmos com carros elétricos ou a combustão. Como resposta, o professor André Mendes também destacou: “Com relação ao desenvolvimento, nós estamos estudando isso. Questões do elétrico, da hibridização são temas muito em alta realmente. Nós vemos essa automação como uma camada talvez até superior. Os formatos combustão, híbrido, elétrico – são questões que a automatização vai administrar e conduzir o veículo da melhor forma possível, independente disso. O que impacta no fundo é a estratégia. Se o carro for elétrico, a inteligência que estiver ali, conduzindo o veículo é que tem que se adaptar a isso. Em termos de capacidade, é totalmente viável para qualquer sistema de propulsão”.

O evento realizado pelo Estadão foi transmitido ao vivo pelo canal do Jornal no YouTube. A participação do professor André Mendes inicia a partir do minuto 2:17:10. Para conferir, basta clicar no vídeo abaixo:



Crédito da Foto: Marcelo Chello/Estadão / Estadão