Notícias Fei

Professor do Departamento de Engenharia Química da FEI é eleito Conselheiro do Board of Directors da Internacional Association to Chemical Thermodynamics (IACT)

Professor do Departamento de Engenharia Química da FEI é eleito Conselheiro do Board of Directors da Internacional Association to Chemical Thermodynamics (IACT)


  04/08/2023

Cerimônia oficial de nomeação do docente foi realizada em evento internacional, sediado na cidade de Osaka, no Japão

Na última quarta-feira (2), o Prof. Ricardo Belchior Torres, Coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia Química da FEI (PPGEQ-FEI), foi eleito Conselheiro do Board of Directors da Internacional Association to Chemical Thermodynamics (IACT), a principal organização mundial na área de Termodinânica Química que, segundo o seu estatuto, tem como objetivo principal promover o avanço desta área científica, no campo da educação, ciência e tecnologia.

A cerimônia de nomeação ocorreu durante o 26th IUPC International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT 2023), organizada na cidade de Osaka, no Japão. Oficialmente, o professor Ricardo Belchior Torres é o único representante sul-americano na associação. “Dedico essa grande alegria à minha família, aos meus colegas brasileiros e aos meus estudantes, que são a grande fonte de inspiração na minha carreira. Agradeço à FEI por ter me proporcionado um ambiente de trabalho harmonioso e profícuo, apoiando minhas atividades de ensino e pesquisa, possibilitando a construção da minha carreira nesses últimos 23 anos”, ressaltou o docente da FEI.

Como conselheiro, entre outras atividades, o professor atuará diretamente em ações que promovam o avanço no ensino da termodinâmica, o desenvolvimento de teorias (incluindo mecânica estatística, química, mecânica molecular e simulação molecular), e a compreensão de propriedades termodinâmicas, divulgando o importante papel da termodinâmica na solução de problemas da sociedade.

Histórico e Participação

Historicamente, a Internacional Association to Chemical Thermodynamics. (IACT) foi criada para promover os mais altos padrões em pesquisas termodinâmicas no mundo, tanto do ponto de vista experimental como teórico. Outra função da IACT é organizar bienalmente a International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT), a qual ocorre em diferentes países do Mundo. O professor Ricardo tem participado frequentemente desses encontros tendo atendido as seguintes edições: 15th ICCT Porto, Portugal (1998); 16th ICCT Halifax, Canadá (2000); 17th ICCT Rostock, Alemanha, (2002); 20th ICCT Varsóvia, Polônia (2008); 21st ICCT Tsukuba, Japão (2010); 22nd ICCT Rio de Janeiro, Brasil (2012); 23th ICCT Durban, África do Sul (2014); 24th ICCT Guilin, China (2016); 25th ICCT Lake Tahoe, Estados Unidos (2018). Na edição de 2012, sediada pela primeira vez hemisfério sul, o professor Ricardo foi o Secretário Geral da Conferência. Depois de um interregno de 5 anos devido a pandemia do COVID-19, a 26th ICCT está sendo realizada na cidade de Osaka, Japão, entre os dias 31de julho e 4 de agosto. O Board da IACT definiu a cidade do Porto, Portugal, como o local da 27th ICCT, prevista para ocorrer na última semana de julho de 2025.