Lifelong Learning: caminho para o desenvolvimento profissional

02/08/2023

Busca por aprendizado e aprimoramento constante das habilidades são algumas das tendências observadas pelas empresas e áreas de recrutamento

Já parou para pensar em quais habilidades seriam as mais procuradas pelas empresas nos processos de recrutamento e seleção? E ao refletir sobre elas, já pensou também em como desenvolvê-las? Investir em conhecimento, manter-se atualizado(a) e em constante aprimoramento são algumas das tendências observadas pelas empresas, que têm ganhado ainda mais força nos últimos anos, tornando-se essenciais para qualquer profissional que queira conquistar destaque no mercado de trabalho.

O investimento no desenvolvimento interpessoal está diretamente conectado ao conceito do lifelong learning que, em sua tradução literal, entende-se como “aprendizado ao longo da vida”. Em outras palavras, a prática traz o foco para a educação contínua, na capacitação, desenvolvimento, aprimoramento e qualificação profissional.

Manter-se competitivo no mercado, há muito tempo deixou de ser um diferencial, mesmo para os profissionais que já estão empregados. Para aqueles que buscam destaque, a mentalidade do lifelong learning é, sem dúvidas, uma ferramenta que poderá trazer um novo dinamismo, tanto para sua jornada pessoal e profissional, como também para a organização a qual faz parte.

A importância da constante busca por conhecimento e evolução está justamente em poder acompanhar as transformações sociais e tecnológicas do mercado. A aprendizagem significa transformar a busca pelo conhecimento em uma rotina satisfatória. Participar de palestras, workshops, oficinas, e novos cursos são alguns dos caminhos que os profissionais devem se atentar para construírem essa rotina.

Cursos Rápidos da FEI

O mundo está em constante desenvolvimento e evolução. Por isso, o profissional que almeja ser bem-sucedido precisa, desde já, aplicar o conceito de lifelong learning. E justamente por promover a busca constante por conhecimento e o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, humana e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a FEI está com inscrições abertas para os Cursos Rápidos de 2023. No total, os interessados podem optar por 08 cursos diferentes, incluindo: “Líder 4.0: Liderança Humanizada”, “Lean Six Sigma DMAIC – Green Belt”, “Energy Market: Da Geração à Comercialização”, “Líder 4.0: Desenvolvendo Soft Skills”, “Introdução à Astronomia e à Astrofísica, uma Viagem às Estrelas”, “Experiência Lean”, “Indústria X – Megatendências e Impactos Globais” e “Introdução à Dinâmica Veicular usando Matlab”.

As aulas ocorrem em formato virtual, telepresencial ou 100% presencial, a depender do curso escolhido. Para conferir o passo a passo para inscrição, basta acessar o site da FEI. Ao final de qualquer um dos cursos, o aluno receberá um certificado digital, com a assinatura da instituição.