O meio ambiente precisa, cada vez mais, da nossa atenção. De acordo com o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2022, as três maiores ameaças que a humanidade enfrentará nos próximos 10 anos envolvem questões ambientais, e são elas: crise climática, danos ambientais produzidos pela humanidade e escassez de recursos naturais. O relatório também alerta que o mundo pode enfrentar um período de “policrise”, em que a interação de um conjunto de riscos, pode resultar em problemas futuros mais complexos, como a “rivalidade de recursos naturais”.
No entanto, assim como já conhecemos os alertas, conhecemos também os caminhos que levam para boas soluções para estes quadros. E é aqui que destaca-se a importância da sustentabilidade. Quando adotamos práticas sustentáveis, estamos contribuindo para os cuidados e preservação do nosso planeta, eliminando pequenas ações do nosso cotidiano, que podem trazer consequências prejudiciais, e substituindo por outras que apresentam formas mais saudáveis e menos destrutivas.
Esses cuidados podem ser ainda mais ampliados quando falamos em desenvolvimento sustentável ou, ainda, em tecnologia aliada à sustentabilidade. Se pararmos para refletir sobre algum problema que poderemos enfrentar daqui a alguns anos, logo, pensamos que, até lá, já existirá algum tipo de produto ou serviço tecnológico que poderá solucioná-lo. A tecnologia, aliada à sustentabilidade, nos traz a visão de que podemos sempre inovar e caminhar para uma constante evolução.
Para as grandes empresas e indústrias, principalmente, o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial traz também alertas para que sejam estudadas formas de reduzir seus impactos no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade. Por meio de uma gestão ambiental e estudos sobre o consumo energético, é possível reduzir significativamente o impacto das atividades industriais no meio ambiente.
Cursos Rápidos da FEI
A educação ambiental está entre as pautas mais trabalhadas na FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros). Além de oferecer linhas de pesquisas baseadas em sustentabilidade e gestão ambiental, na área de Mestrado e Doutorado em Administração, atualmente, a instituição também oferece os Cursos Rápidos, como forma de trazer mais profundidade ao tema. Um deles é o curso “Energy Market: da Geração à Comercialização”, em que são abordadas as necessidades da eficiência energética e o aumento por demandas de energias limpas e renováveis.
Além deste, no total, os interessados ainda podem optar por outros sete cursos de diferentes temáticas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site da FEI. Basta clicar neste link.