Você já ouviu falar em economia circular? Trata-se de um conceito que busca atrelar o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais disponíveis no Planeta. A economia circular acontece quando os processos de fabricação usam uma quantidade menor de matéria-prima, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Desta forma, a economia circular baseia-se em três princípios: eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar a natureza.
A economia circular será tema na 5ª Semana de Estudos Amazônicos, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, no Campos da FEI, em São Bernardo do Campo/SP. Historicamente, a SEMEA faz parte de uma das iniciativas da Companhia de Jesus, com o propósito de amazonizar e sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis sobre os saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território nacional.
O evento é realizado desde de 2016, com a participação efetiva de povos indígenas e ribeirinhos do Alto Solimões, religiosos e leigos que vivem e trabalham na Amazônia, bem como pesquisadores e representantes da sociedade civil. Desde então, ganhou abrangência nacional com a criação, quase que simultânea, do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o apoio da Rede Eclesial Pan – Amazônica (Repam – Brasil).
A programação completa da 5ª Semana de Estudos Amazônicos na FEI será divulgada em breve. Mas até lá, as notícias também podem ser acompanhadas por meio do site e redes sociais da FEI