FEI premiará trabalhos acadêmicos mais inovadores do primeiro semestre de 2023

21/06/2023

Evento INOVAFEI destacará exposições de trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação da instituição

A partir de 21 de junho, acontece o INOVAFEI, evento da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) que reconhece e premia os Trabalhos de Conclusão de Curso mais inovadores de graduação, desenvolvidos por alunos de todos os cursos, incluindo Administração, Ciência da Computação e Engenharias. Dentre os temas abordados neste primeiro semestre, os alunos trazem destaque com soluções para desafios da sociedade nas áreas de saúde, mobilidade, energias renováveis, logística e administração, com foco em inovação e tecnologia alinhadas as principais tendências de cada um dos cursos da FEI.

Na última edição, que ocorreu em dezembro de 2022, o projeto campeão do INOVAFEI foi um protótipo computacional para avaliação automática da dor neonatal, através de algumas partes da face do bebê. Com o intuito de identificar e classificar a presença de dor neonatal, a medicina utiliza escalas de avaliação de dor à beira do leito por profissionais da área da saúde, e atualmente estão sendo desenvolvidos métodos de inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizarem este processo, identificando a presença ou não de dor em pacientes recém-nascidos.

O evento do primeiro semestre de 2023 ocorrerá em 4 partes: a primeira, no dia 21 de junho, com a exposição dos projetos de Engenharia Mecânica Plena e Engenharia Mecânica Automobilística. No dia 23 de junho, acontecem as exposições dos projetos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Engenharia Química, Administração, Engenharia de Materiais e os projetos de Engenharia de Produção e Engenharia de Automação e Controle.

A terceira parte do INOVAFEI 2023 envolve as avaliações virtuais, que estão em andamento e se encerram em 23 de junho. Já a quarta e última etapa do evento ocorre em 27 de junho, quando acontece a cerimônia de premiação dos projetos mais bem avaliados.

A programação completa para o INOVAFEI deste ano já está disponível para acesso no site da FEI. Navegando na página, é possível conferir também a lista dos trabalhos vencedores do INOVAFEI realizado no segundo semestre de 2022, além de fotos dos grupos e dos professores que participaram da cerimônia.