Notícias Fei

FEI recebe mais de 174 equipes de estudantes na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

FEI recebe mais de 174 equipes de estudantes na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica


  16/06/2023

Principal evento de robótica do Estado de São Paulo acontece nesta sexta e sábado, no Campus da instituição em São Bernardo do Campo

Nesta sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de junho, das 8h às 18h, acontece a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), principal evento do setor no Estado de São Paulo, que está novamente sendo sediado na FEI, o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina. Em ambos os dias, estima-se a participação de mais de 174 equipes e cerca de 500 estudantes.

Tradicionalmente, a OBR é destinada a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio e técnico, e utiliza a temática da robótica para estimular os jovens a buscarem carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Participando da competição nesta sexta-feira, a estudante do Ensino Médio, Giovana Gaspar, contou que é a segunda vez que ela atua como competidora na OBR e destacou que os aprendizados obtidos em 2022, fizeram com que ela e a sua equipe amadurecessem para enfrentarem os desafios desta nova etapa. “Quando eu cheguei aqui, eu não tinha ideia de como programar um robô e eu já evolui muito de um ano para o outro. É um evento que influencia muito na nossa vida”, ressaltou a estudante.

O trabalho em equipe e a autonomia são só alguns dos pontos abordados com os estudantes da OBR, um aprendizado que vai muito além da sala de aula, como explicou o professor Flávio Tonidandel, Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI e Coordenador do Curso de Engenharia de Robôs. “A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma iniciativa de vários professores de universidade, e aqui no Brasil ela surgiu em 2007, com operações das categorias da Robocup Júnior. Hoje, ela é organizada pela RoboCup Brasil e a intenção dela é fomentar a robótica no ensino fundamental e médio. É mostrar para esses jovens que eles podem criar robôs e que o futuro está nas mãos deles”.

Cada estado deve realizar pelo menos uma etapa regional/estadual, regida pelo Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática da OBR. As etapas regionais estão em andamento e acontecem até o mês de agosto, sendo definidas pelo Representante Estadual, em conjunto com os Coordenadores de Eventos Locais e Instituições-sede.

Serviço - OBR (Etapa Regional)

Data: 16 e 17 de junho, das 8h às 18h
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.
Entrada: Gratuita
Informações: https://www.obr.org.br/