Notícias Fei

Ser Mais Presente: Campanha da Rede Inaciana de Juventude promove ações de acolhida aos jovens de todo o País

Ser Mais Presente: Campanha da Rede Inaciana de Juventude promove ações de acolhida aos jovens de todo o País


  15/06/2023

A Rede Inaciana de Juventude, MAGIS Brasil, aborda reflexões de vivências sociais e espirituais para a formação de homens e mulheres para a sociedade

Quantos sonhos e propósitos você carrega dentro de si? E no meio dos acontecimentos dos últimos anos, como a pandemia de Covid-19, o quanto estes sonhos e propósitos foram afetados? Quantas mudanças ocorreram em aspectos sociais e emocionais? Essas e outras questões, observadas em muitos jovens, fizeram com que a Rede Inaciana de Juventude dos Jesuítas Brasil caminhasse para a criação da Campanha “Ser Mais Presente”.

Historicamente, o MAGIS Brasil é um serviço criado pela Companhia de Jesus, que articula, promove e acompanha ações apostólicas com as juventudes. Por meio dele, são oferecidas experiências, formações e acompanhamento para ajudar os jovens a construírem projetos de vida cheios de esperança, a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais.

Com esta reflexão, a campanha “Ser Mais Presente” nos convida a questionar sobre a presença que desejamos ser. Uma reflexão bastante iluminada por nossa vivência humana e espiritual, não sendo mais indiferentes à realidade que nos cerca, a sermos mais empáticos e disponíveis à escuta e diálogo nas diversas relações que tecem a nossa sociedade.

A palavra “presente” é rica de sentido na língua portuguesa. Por seus diferentes significados e possibilidades de uso, pode indicar que uma pessoa ou coisa está em determinado local ou indicar sua postura. Também indica o tempo atual, contemporâneo e aquilo que é evidente ou iminente. Por outro lado, indica aquilo que é ofertado, doado, concedido. É o dom, a entrega gratuita e generosa.

À luz desta caminhada, chegamos em três grandes dimensões: tempo, dom e presença. Com base nesses pilares, a Campanha “Ser Mais Presente” tem caminhado, ao longo dos anos de 2022 e 2023 – tempo estimado para sua duração – ouvindo os apelos das juventudes, fazendo um caminho de construção e discernimento permanente sobre o tema. Além de propor reflexões sobre o tema, espera-se que a Campanha seja construída de maneira sinodal com os Espaços e Centros MAGIS, e que, cada participante se sinta convidado a partilhar e contribuir coletivamente, a partir dessa provocação inicial.

E você? Tem sido “Mais Presente” frente à essas realidades? Conheça os Centros de juventude do MAGIS Brasil, espalhados pelo País e saiba como fazer parte desta grande rede, promovida pela Companhia de Jesus.

 

CENTRO MAGIS ANCHIETANUM

Rua Apinajés, 2033
Sumarezinho, São Paulo/SP
01258-001

 

CENTRO MAGIS INACIANO DA JUVENTUDE

Rua Nogueira Acioli, 863
Centro / Aldeota, Fortaleza/CE
60110-515

CENTRO MAGIS BURNIER

SGAN, 601, Módulo D
Asa Norte, Brasília/DF
70830-012

CENTRO MAGIS AMAZÔNIA

Avenida Governador José Malcher, 1169
Nazaré, Belém/PA
66055-260