FEI será sede da 5ª Semana de Estudos Amazônicos

15/06/2023

Evento promovido pela Companhia de Jesus reunirá povos indígenas, pesquisadores, estudantes e público geral no Campus da instituição, em São Bernardo do Campo/SP

Em setembro, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) será palco para a 5ª Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), que reunirá povos originários da Amazônia, pesquisadores, professores, estudantes e gestores públicos, para discussões sobre o universo ecológico amazônico, sua cultura, desafios e horizontes. O evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo/SP.

Historicamente, a SEMEA faz parte de uma das iniciativas da Companhia de Jesus, com o propósito de amazonizar e sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis sobre os saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território nacional.

“É essencial levantarmos discussões sobre a proteção da Amazônia e da nossa biodiversidade. A região amazônica é estratégica e importante para todo o mundo, pois além das questões ecológicas, devemos ressaltar também a cultura, a proteção dos povos indígenas e populações locais. A floresta e os povos tracionais que nela vivem precisam ser ouvidos e a SEMEA traz esse espaço de voz, de reflexão e de sensibilização, para discutirmos os desafios da região junto com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento envolvidos no enfrentamento dessas adversidades”,   ressalta a Profa. Dra. Maria Tereza Saraiva de Souza, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEI e que também será uma das palestrantes da SEMEA, tratando de temas como economia circular para a conservação das florestas nativas da Amazônia.

Historicamente, a SEMEA é realizada anualmente desde 2016, com a participação efetiva de povos indígenas e ribeirinhos do Alto Solimões, religiosos e leigos que vivem e trabalham na Amazônia, bem como pesquisadores e representantes da sociedade civil. Desde então, ganhou abrangência nacional com a criação, quase que simultânea, do Observatório Nacional de Justiça

Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o apoio da Rede Eclesial Pan – Amazônica (Repam – Brasil).

A programação completa da 5ª Semana de Estudos Amazônicos na FEI será divulgada em breve. Mas até lá, as notícias também podem ser acompanhadas por meio do site e redes sociais da FEI