Equipe Fórmula FEI representará o Brasil na competição Formula SAE Eletric, nos Estados Unidos

14/06/2023

Carro desenvolvido pelos alunos da FEI é considerado o mais leve utilizado em competições nacionais

Um novo desafio começa para a equipe Fórmula FEI. Entre os dias 14 e 17 de junho, os alunos da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) representarão o Brasil na etapa mundial do Formula SAE Eletric. Neste ano, a competição será sediada em Michigan, nos Estados Unidos. Ao todo, os estudantes enfrentarão outras 66 equipes internacionais, tendo o Fórmula FEI como única equipe brasileira.

Em entrevista, o professor Fábio Delatore, do curso de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do Projeto Fórmula FEI, na categoria de carros elétricos, destacou que nos Estados Unidos, tipicamente os traçados das provas das competições permitem que os carros tenham uma maior velocidade média por volta, com curvas e slalons mais rápidos quando comparados ao do Brasil.. Para superar esse desafio, os estudantes da FEI implementaram no carro, o conjunto aerodinâmico  formado pelas asas dianteira e traseira, também chamado de aerofólio. “O Fórmula FEI Elétrico é o mais leve e o único do Brasil que compete com chassi 100% manufaturado em fibra de carbono”, afirmou.

Essa leveza e ganho de velocidade, de acordo com o professor, são resultados de uma combinação do chassi no formato monocoque manufaturado com fibra de carbono , que são os mesmos materiais empregados na construção dos carros de Fórmula 1, por exemplo. “Essa combinação faz com que tenhamos um material tão resistente como alumínio e ferro, porém, muito mais leve. Isso nos auxilia no ganho de desempenho, autonomia e performance na pista”, ressaltou.

Nesta etapa mundial, as equipes serão avaliadas pelas categorias de: provas estáticas, autocross, skid pad, enduro de 22 km, aceleração, custo e manufatura. Entre os pilotos escalados para representar a equipe Fórmula FEI, está o professor Rafael Serralvo, que também é coordenador do Projeto nas categorias de carros a combustão e aluno de Doutorado da FEI.

“Participar da etapa desta etapa mundial é algo que buscamos muito desde 2016, na nossa última competição internacional. Nossos estudantes adquiriram uma experiência enorme nos últimos anos e esse era um objetivo nosso de novamente trazermos exposição para a FEI, exposição para o projeto, ganharmos mais experiência internacional e competir em alto nível. Estamos preparados para conquistar o 1º lugar”, destacou o professor Fábio Delatore que, em 2023, completa 10 anos na coordenação do Projeto na FEI.

Histórico, Tradição e Reconhecimento

O protagonismo da equipe Fórmula FEI, representando o Brasil na etapa mundial da SAE, é resultado da conquista do bicampeonato na competição nacional. No mês de agosto de 2022, a equipe FEIana participou da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, concorrendo contra outras 63 equipes, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015. E o Fórmula FEI Combustão também ganhou destaque, conquistando o 3º lugar geral na competição nessa categoria.