Notícias Fei

FEI sediará 5ª Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA)

FEI sediará 5ª Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA)


  05/06/2023

Iniciativa promovida pela Companhia de Jesus reunirá povos indígenas, estudiosos e sociedade civil para debates sobre direitos humanos e da natureza

Governança territorial, economia circular, tecnologias socioambientais, direitos humanos, saberes originários e direitos da natureza estão entre os principais destaques da 5ª Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, no Campus da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), em São Bernardo do Campo – ABC Paulista, sendo aberto para todo o público.

A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e a participação de povos originários da Amazônia, sociedade civil, pesquisadores, professores e gestores públicos. Tradicionalmente realizada desde 2016, a Semana de Estudos Amazônicos tem como objetivo promover o intercâmbio de saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território brasileiro.

Em histórico, a SEMEA faz parte de uma das iniciativas da Companhia de Jesus e segue em propósito de amazonizar e sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis sobre os principais temas de debate no universo ecológico amazônico, sua cultura, desafios e horizontes.

A primeira edição, que aconteceu com imenso sucesso em outubro de 2016, teve a participação efetiva de povos indígenas e ribeirinhos do Alto Solimões, religiosos e leigos que vivem e trabalham na Amazônia, bem como pesquisadores e representantes da sociedade civil. Desde então, ganhou abrangência nacional com a criação, quase que simultânea, do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o apoio da Rede Eclesial Pan – Amazônica (Repam – Brasil).

A programação completa da 5ª Semana de Estudos Amazônicos na FEI será divulgada em breve. Mas até lá, as notícias também podem ser acompanhadas por meio do site e redes sociais da FEI.

SEMEA – SEMANA DE ESTUDOS AMAZÔNICOS

Período: De 25 a 29 de setembro

Local: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) – Campus de São Bernardo do Campo – SBC – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3971 – Bairro Assunção.

Informações: fei.edu.br