Equipe FEI Baja busca 5º título mundial em competição da SAE

03/05/2023

Etapa internacional acontece entre os dias 4 e 7 de maio, em Oshkosh, nos Estados Unidos

A equipe FEI Baja, que já é quatro vezes campeã mundial, está em busca de um novo título na competição Baja SAE Internacional, que acontece este ano entre os dias 4 e 7 de maio, em Oshkosh (Winsconsin, EUA). A participação da equipe FEIana também traz um fato inédito, pois será a primeira vez que um veículo baja brasileiro modelo 4x4 será utilizado em competição no solo Estadunidense.

De acordo com informações oficiais da SAE, das 80 equipes classificadas para a etapa mundial da competição, somente duas são brasileiras, sendo uma delas a equipe formada pelos alunos da FEI. Desenvolvimento do projeto, eventos dinâmicos, resistência, aceleração, capacidade de manobras, tração e suspensão são algumas das categorias avaliadas na competição da SAE.

Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única de categoria estudantil a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais. O projeto, que é coordenado pelo professor André Mendes, do curso de Engenharia Mecânica, inclui alunos de diversas engenharias da FEI. Dentre elas destacam-se alunos da engenharia mecânica, produção, elétrica, automação e controle e alunos da engenharia de robôs – a única no País.

Sendo um projeto institucional direcionado exclusivamente para estudantes da graduação, o Baja é um veículo off Road, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Para continuar acompanhando as atualizações sobre a participação da equipe FEI Baja na etapa mundial da SAE, fique de olho na página de notícias da FEI.