Como o uso de gadgets pode ajudar nos estudos e no home office?

01/07/2020

Com o isolamento social, aparelhos eletrônicos se tornaram ainda mais indispensáveis

Os gadgets, como costumamos chamar os dispositivos eletrônicos portáteis, já faziam parte de nosso dia a dia. Porém, com a chegada da pandemia e a necessidade de manter o isolamento social, a utilidade desses aparelhos se potencializou.

Para Guilherme Wachs, professor de Ciência da Computação no Centro Universitário FEI, a virtualização das principais tarefas nos força a explorar ao máximo a capacidade dos nossos gadgets. “Com a popularização do home office, comércios e estudos online, acabamos ficando mais tempo conectados e precisamos encontrar formas confiáveis de atender a essas demandas”, explica.

Para o professor, que precisou gravar aulas para os alunos, a câmera e o microfone de seu smartphone foram mais utilizados do que nunca. “Mesmo com bons equipamentos, senti a necessidade de comprar também um iluminador de LED portátil para melhorar a qualidade da imagem nos vídeos. Hoje, não vivo sem ele”, comenta Wachs.

Milena Teixeira, uma das alunas de Guilherme, explica que, para poder estudar com tranquilidade em casa, decidiu investir em um headphone de qualidade. “Além de ter mais qualidade de áudio, esse gadget abafa os sons exteriores e me permite focar com mais facilidade nos estudos”, conta.

Confira outros 6 gadgets que têm feito a diferença de quem está trabalhando ou estudando em casa:

Leitor de livros digitais

Os E-readers, como o Kindle da Amazon, trazem praticidade para a leitura. Com iluminação própria e possibilidade para fazer anotação, esses gadgets conseguem reunir centenas de livros em único aparelho.

Chromecast

Este acessório do Google transforma qualquer TV com entrada HDMI em uma SmartTV, permitindo que você transmita conteúdos de outros aparelhos para o seu televisor.

Hub USB

Seu computador ou notebook possui poucas entradas USB? Com um hub, você expande uma porta USB em várias outras, permitindo a conexão de mais dispositivos.

Teclado Bluetooth

Quando a gente trabalha ou estuda em casa, é comum termos que migrar entre um ambiente e outro. Nessas horas, um teclado sem fio facilita muito, principalmente se você optar por um modelo dobrável.

Estação de ancoragem para monitor duplo

Para expandir a potência de seu laptop, você pode conectá-lo a um monitor externo ou dois. É para isso que servem as docking stations (além, é claro, de ajudar a organizar o espaço em sua mesa)

Mesa digitalizadora

A mesa, em conjunto com sua caneta, permite que sejam tomadas notas manuscritas no computador. Essas mesas são amplamente utilizadas por profissionais que trabalham com design, desenho, mas ganhou muito mercado com o crescimento do home-office e aulas virtuais no período de quarentena.

Tendências do mercado de gadgets

O professor Marcelo Parada, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, explica que a tendência nesse mercado é que os gadgets estejam cada vez mais conectados e interagindo entre si através de conexões sem fio. “Outro grande movimento que vêm acontecendo é a integração de diversas funcionalidades em um único dispositivo. Vemos hoje notebooks ou tablets que contam com câmera integrada, microfone, caneta que permite escrever direto na tela, modo leitura para trabalhar como um E-reader, entre outras funcionalidades que excluem a necessidade de conexão de dispositivos externos” completa.