Notícias Fei

Reitor da FEI participa da série de reportagens especiais na TV Band

Reitor da FEI participa da série de reportagens especiais na TV Band


  03/04/2023

Prof. Dr. Gustavo Donato foi uma das fontes convidadas para entrevistas e análises aprofundadas sobre a reindustrialização no Brasil

Na noite da última segunda-feira (27), a TV Band iniciou a transmissão de uma série de cinco reportagens especiais sobre a reindustrialização no Brasil. O Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato, foi um dos convidados de destaque como fonte para entrevista no tema, resultando na participação em dois episódios consecutivos, transmitidos em horário nobre da TV aberta.

Em transmissão de estreia, o Reitor da FEI explicou a importância da reindustrialização no País, os processos que a envolvem e impactos econômicos gerados pelo setor. “Não há como nós falarmos em reindustrialização, ainda mais aquela que alavanca desenvolvimento econômico e o bem estar das pessoas, sem nós termos um ambiente mais atrativo, mais seguro para os investimentos e uma visão de longo prazo consistente, ambiciosa para o País, que seja traduzida em políticas públicas que realmente habilitem a transformação digital, os investimentos em pesquisas, desenvolvimento, inovação, empreendedorismo, patenteamento e, claro, educação e formação de pessoas”, ressaltou o Prof. Dr. Gustavo Donato.

Já o segundo episódio, transmitido na noite da última terça-feira (28), trouxe como foco a economia circular e o envolvimento das indústrias em iniciativas de inovação. Em depoimento, o Prof. Dr. Gustavo Donato ressaltou as posições do Brasil em níveis globais. “O Brasil é a 9ª economia do mundo, se nós falarmos em PIB. Mas se nós olharmos, por exemplo, para a inovação, o País ocupa a 54ª posição e em ambiente de negócios, a 121ª posição. Se nós vamos para a infraestrutura, estamos na 75ª posição. Em sustentabilidade, globalmente, estamos na posição 71ª. Ou seja, é um descompasso muito grande entre o nosso tamanho, nosso poder e, ao mesmo tempo, nosso grau de competitividade. Isso é muito grave como País”, destacou como análise.

Protagonismo da FEI na série

Além da participação do Reitor da FEI, a equipe de reportagem do Jornal da Band também entrevistou o professor Gerhard Ett, do curso de Engenharia Química da FEI. Em depoimento, o especialista falou sobre hidrogênio verde e a busca científica por fontes de energias limpas. 

Acessando as redes sociais da FEI, você pode conferir, ainda, imagens dos bastidores das gravações realizadas no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo. Basta clicar neste link.