A tecnologia móvel embarcada e Internet das Coisas – IoT, são responsáveis por grandes avanços no mercado automobilístico, transformando dados em informações valiosas, aumentando a segurança e facilitando a conexão com serviços autônomos. O tema virou reportagem na revista InforChannel, que entrevistou o professor Cleber William Gomes, do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI.
Em depoimento, o professor explicou sobre as mudanças e aspectos que podem trazer mais segurança aos motoristas e passageiros. “Podemos considerar os veículos atuais como uma espécie de robô com rodas que possuem centenas de módulos de controles e milhares de linhas de programação”, afirmou.
A população de tecnologias como o 5G e IoT amplia as possibilidades de troca de informações entre os veículos e sistemas inteligentes em vias públicas. Informações que dependem de percepção do motorista podem ser automatizadas. “No caso de um acidente na rodovia, uma mensagem pode ser emitida e todos os veículos recebem um alerta de que em alguns quilômetros uma redução de velocidade deve ser considerada”, explicou o professor.
Para conferir a reportagem completa publicada pela revista, basta clicar aqui.