Os jogos eletrônicos são sempre um atrativo para quem quer fazer uma pausa na rotina e dar uma relaxada. Mas esse tipo de mídia não precisa, necessariamente ser uma ferramenta exclusiva para desestressar. Afinal, os videogames também podem servir como meios de aprendizado, de maneira lúdica e divertida.
Por isso, separamos cinco jogos diferentes para você que está pensando em atuar na área de programação. Confira:
1 – Codemonkey
Um jogo que é voltado tanto para o público infanto/juvenil como também para adultos. Nele, os jogadores precisam codificar, utilizando uma linguagem real de programação, o CoffeeScript. A partir daí, é possível criar seus próprios jogos para a web com o HTML 5. O jogo é disponibilizado em inglês e espanhol.
2 – Code Combat
Neste jogo, os usuários podem descobrir Phyton, JavaScript, CoffeeCript e Lua. Os jogadores conseguem acessar comandos básicos de lógica em um universo bastante colorido. O jogo é disponibilizado gratuitamente na internet em diversos idiomas, incluindo o português.
3 – CodinGame
Reconhecido por ser uma das plataformas mais completas, que combina jogos e aprendizados de programação, com mais de 25 linguagens diferentes, de JavaScript a Groovy, por exemplo, envolvendo exercícios de código real. O jogo também é disponibilizado em inglês e francês.
4 – Human Resource Machine
Com personagens icônicos e bastante senso de humor, neste jogo os usuários precisam administrar o fluxo de correspondência da empresa, utilizando 11 comandos diferentes, entre operadores matemáticos e lógicos. É disponibilizado em 19 idiomas, incluindo o português.
5 – Al Gaming Plataform
O game é uma iniciativa da Microsoft, que utiliza os serviços de nuvem do Azure. Nele, o jogador precisa programar um bot utilizando um editor interno, baseado em Python, e colocar sua criação para competir contra outros bots desenvolvidos pela comunidade em dezenas de jogos e desafios diferentes. O jogo é disponibilizado em inglês.
Fonte: essa reportagem foi inicialmente publicada pelo portal Código Fonte*