FEI e Metrô de São Paulo se reúnem para debater desafios de mobilidade

23/02/2023

FEI recebeu em seu campus a equipe de engenheiros do metrô para apresentar desafios reais como propostas para o desenvolvimento de projetos acadêmicos

A FEI recebeu em seu campus na última quarta-feira (15), a equipe de engenheiros do Metrô de São Paulo, no evento FEI Metrô Day. O encontro trouxe desafios reais do dia a dia do metrô como temas para projetos acadêmicos, que serão desenvolvidos pelos alunos da FEI. Os projetos farão parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos, momento em que a equipe de engenheiros do metrô faz uma análise bastante criteriosa com os estudantes para avaliar se os projetos e desempenho das equipes são criativos e, principalmente, pensados no bem-estar dos usuários do Metrô paulistano e na melhoria da mobilidade para toda a população que depende do transporte para se locomover.

Os projetos serão apresentados no fim do segundo semestre deste ano e existe ainda a possibilidade de alguns deles serem colocados em prática. A abertura oficial foi conduzida pelo Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato e, na sequência, o professor Vagner Barbeta, Coordenador da Agência FEI de Inovação (AGFEI),  realizou a abertura das apresentações no evento. Em entrevista o professor comenta sobre as oportunidades do FEI Metrô Day para a instituição: “Podemos ter projetos realizados como TCC nesse ano, que serão debatidos com outros times no ano que vem, com pessoas que apresentem maior afinidade com o assunto, obtendo um melhor aproveitamento do projeto. Outra possibilidade é levarmos as soluções para o Metrô, fazendo uma implementação real, visto que os engenheiros terão as informações e eventualmente podem dar continuidade aos projetos”. O professor também enfatiza a importância do processo e contato direto dos alunos com pessoas ligadas ao Metrô, ressaltando o diferencial que os alunos irão desenvolver em um trabalho com finalidade acadêmica, mas com foco em aplicação profissional.

A FEI e o Metrô de São Paulo já comemoram mais de um ano de parceria, trabalhando em modelos de atuação conjunta, particularmente na questão dos desafios e em como poderiam transformá-los em TCC e iniciações cientificas. O professor Álvaro Gregório, responsável pela Coordenadoria Corporativa de Inovação do Metrô, fala como o FEI Metrô Day traz oportunidades aos alunos de conhecerem as funcionalidades do Metrô: “As pessoas acabam esquecendo que o Metrô tem desafios de engenharia, afinal toda nossa estrutura é envolvida nela. A partir da apresentação dos projetos com base em desafios reais, os alunos podem interagir com a mecânica e ter a visão de como a mobilidade é importante para as pessoas, e, dessa forma, podemos criar soluções eficientes visando a sustentabilidade e inovação”, destaca Álvaro.

Neste ano, a expectativa é concretizar e ampliar todo trabalho já feito, melhorando processos, e fazendo com que os estudantes da FEI possam ter uma participação mais ativa e imersiva nos projetos. As duas instituições têm como missão a formação e desenvolvimento desses alunos de forma ética, justa, e sustentável, com impacto direto na sociedade proporcionando qualidade de vida.