Notícias Fei

Legislação: Professor da FEI fala sobre as novas regras para aplicações de ‘insulfilm’ nos carros

Legislação: Professor da FEI fala sobre as novas regras para aplicações de ‘insulfilm’ nos carros


  23/01/2023

Prof. Cleber William Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, foi entrevista em reportagem para o SP2, da TV Globo

Já estão em vigor as novas regras para as películas escurecidas nos carros. A nova lei altera a transmitância luminosa mínima exigida para os veículos, ou seja, o percentual de luz que passa pelos vidros com películas. Até o ano passado, a lei exigia que o para-brisa e vidros laterais dos carros apresentassem uma transmitância luminosa mínima de 75% (quando instalada a película incolor) e de 70% para as películas coloridas. Na prática, agora a lei permite películas mais escuras.

As discussões sobre a nova lei viraram pauta para a TV Globo. A equipe de reportagem do programa SP2 entrevistou o Prof. Cleber William Gomes, do curso de Engenharia Automobilística da FEI, que trouxe alertas sobre os cuidados que devemos ter com as novas regras impostas pela lei. “Entre os cuidados que nós temos que ter, é que quando essa película for muito escura, por exemplo, em um ambiente de via pública que for mal iluminada, a película acaba dificultando a visibilidade e capacidade de percepção do motorista para o que se tem à frente. Se a película for muito escura, você diminui sua capacidade de reagir ao obstáculo e corre o risco de colidir ou machucar alguém”, explicou o professor da FEI.

Para conferir a reportagem completa transmitida no SP2, basta acessar o site clicando aqui.