Meta é voltarmos ao topo

06/04/2020

Equipe Baja FEI conquista vice-campeonato nacional do Baja SAE Brasil e representará o País na etapa internacional da competição

Considerada a equipe mais vitoriosa do mundo em competições Baja SAE, a equipe Baja FEI volta ao lugar onde sempre esteve acostumada: no pódio. Na etapa nacional da competição, realizada no início de março, São José dos Campos, a equipe conquistou o vice-campeonato na classificação geral e o primeiro lugar em três categorias (1º lugar relatório de projeto, 1º lugar avaliação de projeto dinâmico e melhor equipe da região sudeste). Com o resultado, a equipe da FEI representará o País na etapa internacional que, devido à pandemia de Coronavírus contará apenas com as provas estáticas em ambiente virtual.

Para o capitão da equipe e aluno do décimo ciclo de Engenharia Mecânica, Magno Oliveira Santos, o resultado da competição é reflexo do esforço de uma equipe que se dedicou desde os primeiros dias a desenvolver, fabricar e preparar os dois carros da melhor maneira possível, utilizando novas ferramentas de gestão, evitando contratempos e retrabalhos. “Com certeza, a dedicação e determinação de cada membro da equipe para esta temporada, atrelada à uma busca incessante por um produto final perfeito, foram determinantes para atingirmos a nossa meta e voltar ao topo”.

Magno explica também que o cancelamento das provas dinâmicas da competição internacional foi um banho de água fria na equipe que busca o pentacampeonato mundial, mas por outro lado, será um desafio novo já que as provas estáticas de apresentação de projeto, custos e vendas e algumas outras provas surpresas deverão ocorrer em ambiente virtual.

“Com o fechamento das instituições de ensino mundo a fora, todas as equipes de Baja foram obrigadas a encontrar meios de se comunicar e dar sequência aos trabalhos e projetos. Nossa equipe ,em particular, tem utilizado as ferramentas de comunicação virtual, procurando formas de otimizar os veículos que já temos e inovações que possam nos trazer vantagens frente à concorrência. Com a definição das provas em ambiente virtual e métodos de avaliação por parte do comitê da competição mundial, nosso foco passará a ser completo no melhor desempenho possível, almejando as melhores posições no ranking mundial”, destacou Magno.

Um legado de títulos e aprendizado

Detentor de 4 títulos mundiais e 8 nacionais, a equipe Baja FEI é considerada referência, e isso é resultado do empenho e dedicação dos alunos, por isso se destacam no mercado de trabalho. “Quando um membro novato entra na equipe, ele é preparado para encarar todos os desafios de uma equipe de alta performance. O mercado de trabalho tende a dar prioridade aos formandos que fizeram parte de projetos de extensão como Baja, Fórmula ou Aero Design  justamente por conta da forma como nós trabalhamos, encarando os desafios, solucionando problemas e trabalhando em equipe”, destaca o capitão.