Notícias Fei

Centro Universitário FEI da posse a nova reitoria

Centro Universitário FEI da posse a nova reitoria


  08/01/2020

Reitor e vice-reitores terão como objetivo manter a autoridade de uma Instituição considerada como um dos mais importantes celeiros de inovação do Brasil

Tomou posse no dia 07 de janeiro de 2020 a nova reitoria do Centro Universitário FEI. Após uma gestão de relevantes conquistas e legados para a Instituição, o Prof. Dr. Fábio do Prado entrega a área ao professor Dr. Gustavo Donato, que até o fim de 2019 coordenava Plataforma de Inovação FEI. “Como inovar faz parte de nossa história, nós entendemos que, após nove anos de realizações, este é um momento propício para encerrarmos um ciclo e darmos um novo passo em direção ao futuro, para que a FEI continue sendo grandiosa”, explica o professor Fábio do Prado, garantindo a harmonia da transição em todos os escalões do processo decisório.

A experiência profissional como engenheiro, as vivências internacionais em pesquisa e em formação executiva, além de variadas distinções de caráter acadêmico-científico comprovam a competência do novo reitor, o seu envolvimento com a Instituição e sua visão sobre as questões de futuro. “Faremos uma gestão muito dedicada à transformação digital e aos novos paradigmas da educação, valorizando a destacada formação técnica e humana característica da FEI, perseguindo continuamente a excelência acadêmico-operacional e valorizando a experiência de todos. Vamos envolver todas as áreas, alunos, antigos alunos, colaboradores e o mercado como um todo nesta transformação da FEI com paixão, respeito e dedicação, colocando nossa comunidade acadêmica como protagonista de seus aprendizados, de suas entregas e a desafiar um olhar sempre para frente, quebrar paradigmas e vencer barreiras”, afirma o professor Gustavo Donato.

Além do novo reitor, tomaram posse também os professores Dário Alliprandini, que assumiu a vice-reitoria de Ensino e Pesquisa - posição ocupada anteriormente pelo Prof. Dr. Marcello Pavanello - e também o Prof. Dr. Flávio Tonidandel, que assumiu a vice-reitoria de Extensão e Atividades Comunitárias, anteriormente sob a responsabilidade da Profª. Drª. Rivana Marino.

Para o professor Flávio Tonidandel, que coordenou o curso de Ciência da Computação até o fim de 2019 e continuará a coordenar o novo curso de Engenharia de Robôs, “o novo desafio é encarado com muito entusiasmo e motivação para realizar as transformações necessárias em atividades comunitárias e principalmente o que envolve extensão; desde a pós-graduação, relacionamento com empresas e passando por projetos sociais”, destacou o vice-reitor.

Já na área de Ensino e Pesquisa, o novo vice-reitor, Prof. Dr. Dário Alliprandini, reforça que “o grande objetivo da área será buscar a realização de projetos que aumentem ainda mais e consolidem a excelência no ensino e a pesquisa na FEI”.

Para a liderança do Centro Universitário FEI, a transição da reitoria que se encerra para a que assumirá, é a etapa necessária para que a FEI continue sendo reconhecida pelo seu DNA de Inovação. “O Centro Universitário FEI reafirma o seu compromisso e a confiança na competência de suas equipes para manter-se como referência entre as instituições universitárias no Brasil com elevados padrões de governança, qualidade e geração de conhecimento nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia”, afirma Pe. Theodoro Peters S. J., presidente da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros.

Prof. Dr. Gustavo Donato

Reitor

É doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP (2008), pós-graduado em Administração de empresas pela FGV-SP EAESP (2007) e possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI (2004). É professor titular e pesquisador em regime de dedicação integral dos cursos de graduação e pós-graduação da FEI desde 2008 e recipiente de diversos prêmios de menção honrosa por desempenho acadêmico e também contribuição de trabalhos científicos. Atuou como Coordenador da Plataforma de Inovação do Centro Universitário FEI de 2017 a 2019. Entre 2016 e 2017, exerceu as funções de chefe e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da mesma Instituição, tendo também atuado como coordenador do programa PBIC de bolsas de Iniciação Científica (IC - 2013 a 2016) e como membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx - 2014 a 2016). Possui experiência profissional como engenheiro, vivências internacionais envolvendo pesquisa e formação executiva, além de histórico de atuação e investigação nas áreas de Inovação, Engenharia Mecânica e de Materiais, com ênfase em integridade estrutural, mecânica da fratura, fadiga, análise experimental de estruturas e simulação avançada por Elementos Finitos.

Prof. Dr. Flavio Tonidandel

Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias do Centro Universitário FEI. Tem experiência na área de Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica, tendo sido por mais de 12 anos o Coordenador do Curso de Ciência da Computação e proponente do curso de Engenharia de Robôs na mesma instituição. Desde 2003 participa e coordena o grupo de pesquisa em Robótica RoboFEI. Apaixonado por robótica móvel e inteligente, é membro do Board of Trustees da RoboCup Federation internacional e membro do Conselho de Curadores da RoboCup Brasil, entidade da qual foi presidente de 2016 a 2019. Coordenou a OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica nos anos de 2013 e 2014 e a Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação entre 2010 e 2014; Foi Co-General Chair da RoboCup 2014 realizada no Brasil; Membro do Comitê Latino-Americano de Robótica da IEEE-RAS; organizou e coordenou vários simpósios, congressos e competições científicas de robótica pelo país.

Possui vários artigos nacionais e internacionais publicados nas principais áreas de interesse: Planejamento de Ações, Raciocínio Baseado em Casos, Automação Residencial inteligente, Interação Humano-Robô Inteligente e Robôs Móveis Autônomos. Além da vice-reitoria, o professor é o coordenador e um dos idealizadores do curso de Engenharia de Robôs da FEI – primeira graduação do Brasil com foco em construção e manutenção de robôs.

Prof. Dr. Dário Henrique Alliprandini

Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1982), onde também concluiu o mestrado na área de planejamento do processo assistido por computador (1990) e o doutorado na área de integração da manufatura e qualidade (1996). Realizou pos-doutorado na School of Industrial and Systems Engineering da Georgia Institute of Technology (2001) na área de aprendizagem e melhoria de processos. No ambiente empresarial atuou em engenharia de processos, desenvolvimento de produto e engenharia da qualidade, tanto na área técnica como na área de gestão. Na área acadêmica, Prof. Dário construiu uma trajetória iniciada em 1992 no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, onde atuou como docente, pesquisador, orientador de mestrado e doutorado, coordenador de curso de graduação, chefe de departamento, tutor do programa PET/CAPES, coordenador de programa de pós-graduação, e membro dos conselhos de graduação e de pós-graduação, e do conselho universitário. Entre 2006 e 2012, juntamente com o Grupo Educacional ETAPA, fundou e dirigiu a Escola Superior de Engenharia e Gestão. Em 2013 foi contratado pelo Centro Universitário FEI como docente e pesquisador em tempo integral do departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Mecânica - área de concentração Produção, onde também foi coordenador do curso e chefe do Departamento de Engenharia de Produção de 2015 a 2019, membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desde 2015, e assumiu a Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa em 2020. Além de sua atuação como gestor acadêmico, Prof. Dário já coordenou 12 projetos de pesquisa, orientou 5 doutorados, 35 mestrados, 20 projetos de iniciação científica e mais de 100 TCCs, participou em mais de 100 bancas de mestrado e doutorado, e produziu mais de 100 publicações entre artigos científicos em revistas e congressos, livros, capítulos de livros e produção técnica. Em 27 anos de atuação na área de ensino e pesquisa, Prof. Dário participou da formação de mais de 2 mil engenheiros.