Reforço escolar e humano

17/12/2019

Cursinho promovido pela FEI, que tem como objetivo preparar estudantes do ensino médio de escolas públicas para o ENEM e vestibulares deixa legado de formação social

Desde 2013, o Centro Universitário FEI promove gratuitamente atividades de reforço escolar para alunos da rede pública da região, que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio e que desejam prestar o ENEM e vestibulares. As aulas do Cursinho FEI são realizadas pelos próprios alunos da FEI, sob a supervisão e orientação dos professores da Instituição. No último dia 13 de dezembro o Cursinho FEI realizou a cerimônia de encerramento da turma de 2019 formada por 60 jovens que participaram durante o ano todo das aulas semanais de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês.

Mariana Martins Pinto, aluna do 3º ano da Escola Estadual Laudo Ferreira de Carvalho Ministro, em São Bernardo do Campo, comentou que já havia participado de outros cursinhos particulares, mas destacou que o Cursinho FEI vai além do propósito de ser um reforço escolar. “Aqui na FEI nós somos tratados como humanos, não apenas como um número. Os monitores sempre se colocaram à disposição para nos ajudar fora da sala de aula, tirando nossas dúvidas, conversando; atitudes que levam em conta muito o aspecto humano e que me ajudou muito, principalmente neste período de vestibular”.

Também aluno do 3º ano da E.E Laudo Ferreira de Carvalho, Bruno Rodrigues Agripino destacou o período em que esteve no Cursinho como uma experiência incrível e de oportunidade de estar em contato com um universo acadêmico, vivenciado o dia a dia de uma universidade, operando equipamentos modernos, além de todo conhecimento que, segundo ele, é algo que ninguém pode tirar. “Nós aprendemos aqui neste cursinho conteúdos que vão além dos que são ensinados no ensino público, principalmente em disciplinas como Química, Física; conteúdos que são muito defasados nas escolas públicas”.

Bruna Mendonça, aluna do Mestrado da FEI e uma das monitoras do Cursinho, explica que a experiência junto aos alunos é transformadora, “eles nos ensinam muito mais do que nós os ensinamos. Estar em contato com esses jovens nos faz entender que o muro da faculdade é muito pequeno e que existem pessoas muito próximas a nós vivendo em situações bem diferentes da nossa e, se o conhecimento que nós adquirimos na FEI como alunos não for compartilhado, se não deixarmos um legado, ele será um conhecimento inútil”.

O coordenador do Cursinho FEI, professor Raúl Fernandes, comenta que o projeto tem ajudado os alunos a conquistarem o sonho de ingressarem em uma universidade, como também a formarem melhor os futuros profissionais que sairão da FEI.  “A gente se sente útil em poder ajudar esses jovens que mais precisam. No entanto, eles também ajudam os alunos da FEI. Notamos que eles estão com mais empatia, melhor comunicação e trabalho em grupo. Mas acima de tudo, com uma melhor reflexão sobre sociedade e participação social”, destaca.

A partir de 2020 o Cursinho FEI passará de 60 vagas oferecidas para 110.

Confira o Álbum de fotos da Cerimonia de Encerramento da Turma de 2019 do Cursinho FEI

Site: http://cursinhofei.wixsite.com/cursinhofei