Mestrado

Engenharia Mecânica

    Período

  • Noturno

    Duração

  • O curso não poderá ser
    concluído em período inferior a
    12 e superior a 36 meses

    Localização

  • São Bernardo do Campo

    Investimento

  • R$ 2.851,00 (Mensal)

   Áreas de Concentração
   e Linhas de Pesquisa




Apresentação

Dentre as instituições de ensino da Engenharia no Brasil, sempre coube à FEI uma posição de destaque. São mais de 70 anos de atuação, formando engenheiros de diversas modalidades que vêm contribuindo para o avanço industrial do País e ocupando cargos de relevância em empresas ou em órgãos governamentais. A experiência e a competência da FEI na área de Engenharia Mecânica embasam as atividades de pós-graduação stricto sensu. Num cenário de mudanças expressivas e constantes decorrentes do avanço tecnológico, a FEI traz uma proposta inovadora no seu Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica, através da integração das 3 áreas fundamentais da indústria: Materiais e Processos, Produção e Sistemas Mecânicos.

O objetivo do Programa é apresentar os mais novos conceitos e tendências das áreas citadas, essenciais àqueles que têm interesse em aperfeiçoar seu desenvolvimento profissional. O Programa conta com professores de forte embasamento teórico, aliado à larga competência experimental. Os laboratórios, de reconhecida qualidade, permitem aprendizado prático e a transformação de novas ideias em novos produtos e processos, aliando projetos de pesquisa e desenvolvimento às necessidades industriais.


Estrutura do Curso

O Curso de Mestrado demandará um total de 40 unidades de crédito em disciplinas e atividades programadas obrigatórias, compreendendo:

  • 6 disciplinas (24 créditos), preferencialmente cursadas no primeiro, segundo e terceiro quadrimestres acadêmicos;
  • 4 unidades de crédito serão atribuídas à apresentação e aprovação do Exame de Qualificação pela Banca Examinadora;
  • 12 unidades de crédito são atribuídas à Defesa Pública e aprovação pela Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado, totalizando os 40 créditos mínimos requeridos.

Definição do Orientador

O aluno ingressante no Programa de Pós-Graduação poderá imediatamente definir seu professor orientador, formalizando o pedido de orientação junto à Secretaria de Pós-Graduação, acompanhado da anuência do orientador e a devida aprovação do Coordenador de Programa. Caso o orientador não seja definido inicialmente, durante o período em que cursar as disciplinas, o aluno será orientado pelo Coordenador do Programa, ou por professor por ele designado.

Coordenador: Rodrigo Magnabosco




Secretaria

Campus
São Bernardo do Campo

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972
CEP: 09850-901

Telefone / E-mail
Tel:(11) 4353-2910
E-mail: ppgm@fei.edu.br

Atendimento
De segunda a sexta-feira:
Das 8h às 19h45

Rodrigo Magnabosco

Graduado em Engenharia Metalúrgica (1993), mestre (1996) e doutor (2001) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É Professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI, onde atua desde 1996, e tem experiência nas áreas de Transformação de Fases, Corrosão e Comportamento Mecânico de Materiais. Os esforços de pesquisa concentram-se em aços inoxidáveis dúplex e superdúplex. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica da FEI.

Currículo Lattes / rodrmagn@fei.edu.br

Área de Concentração:

Materiais e Processos


Linhas de Pesquisa:


Processos de Fabricação

Linha de pesquisa ligada ao desenvolvimento de processos de usinagem, conformação, montagem e junções. Dentre os trabalhos destacam-se os estudos de usinabilidade de materiais endurecidos, de soldagem por atrito e mistura mecânica (FSW - Friction Stir Welding), de soldagem a ponto por atrito e mistura mecânica (FSSW - Friction Stir Spot Welding), de Creep Age Forming, de simulação computacional, de tensões residuais induzidas pelos processos de fabricação mecânica e e processos de manufatura aditiva (impressão 3D) de materiais poliméricos.

Docentes:
  • Rodrigo Magnabosco
  • Sergio Delijaicov

Mecânica dos Sólidos e Integridade de Estruturas

Esta linha objetiva o estudo detalhado dos estados de tensões e dos mecanismos de deformação elástica e plástica de materiais e componentes estruturais. Técnicas experimentais como extensometria elétrica e DIC (Digital Image Correlation), complementadas por simulações refinadas de elementos finitos, permitem investigações de métodos inovadores de avaliação de integridade estrutural, previsão e caracterização de tensões residuais, assim como projeto mecânico em si.

Docentes:
  • Gustavo Henrique Bolognesi Donato
  • Sergio Delijaicov

Modificação, Reciclagem e Processamento de Polímeros

Estudo das relações entre estrutura-processamento-propriedades de materiais poliméricos, bem como de compósitos de matriz polimérica, com estudos de blendas poliméricas e compósitos de matriz termoplástica com nanopartículas, compósitos de matriz termoplástica com fibras naturais, fibras de material reciclado, resíduos e nanopartículas, reciclagem de polímeros e polímeros biodegradáveis.

Docentes:
  • Adriana Martinelli Catelli de Souza
  • Baltus Cornelius Bonse

Transformação de Fases e Comportamento Mecânico de Materiais Estruturais

Estudo das transformações de fases no processamento termo-mecânico de materiais metálicos e sua influência nos comportamentos mecânico e eletroquímico, com temas relacionados a transformações de fase em aços inoxidáveis dúplex, relação entre microestrutura e comportamento eletroquímico e mecânico de aços inoxidáveis dúplex, usinabilidade de materiais metálicos e desempenho de materiais usados em ferramentas de corte e crescimento de grão em ligas metálicas. Comportamento em serviço de materiais submetidos a 1) carregamentos mecânicos ou 2) fadiga de materiais e comportamento sob esforços cíclicos.

Docentes:
  • Rodrigo Magnabosco



Área de Concentração:

Produção


Linhas de Pesquisa:

Estratégia e gestão de operações e tecnologia

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos sobre as aplicações de teorias, metodologias e ferramentas pertinentes à Engenharia de Produção para melhoria e gestão integrada e multidisciplinar de produtos (bens e serviços) e processos. Nesta linha são tratados os seguintes temas:

  • Transformação digital e indústria 4.0;
  • ESG, economia circular e operações sustentáveis;
  • Estratégia de operações e gestão do desempenho;
  • Big data analytics;
  • Análise e gestão de cadeia de produção;
  • Sistemas produto-serviço e gestão do desenvolvimento de produto;
  • Abordagens para gestão de operações (Lean Production, QRM-quick response manufacturing, Factory Physics);
  • Melhoria da qualidade de processos em operações de manufatura e serviços.
Docentes:
  • Cláudia Aparecida de Mattos
  • Dário Henrique Alliprandini
  • Gabriela Scur

Logística e Redes de Suprimentos

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de estudos relacionados à logística e redes de suprimento, voltados tanto aos aspectos estratégicos, como também aos táticos e operacionais. Os principais assuntos estudados são os tradicionais componentes da logística e temas de vanguarda associados à Supply Chain Management.

Docentes:
  • Mauro Sampaio

Modelagem, Otimização e Controle de Processo

Tem por objetivo a representação de sistemas reais por meio de modelos matemáticos determinísticos ou estocásticos para sua análise, otimização e projeto da automação. Os principais assuntos estudados nessa área são: apoio à tomada de decisão; planejamento e controle de produção; logística e distribuição; automação e controle de processos; desenvolvimentos de heurísticas; aplicações de inteligência artificial, e mineração de dados.

Docentes:
  • Fabrizio Leonardi
  • Fábio Lima

Área de Concentração:

Sistemas Mecânicos


Linhas de Pesquisa:

Dinâmica e Controle

A linha de pesquisa trata da modelagem, estimação, controle e otimização aplicados ao projeto de sistemas mecânicos e mecatrônicos em áreas tais como sistemas de movimentação de carga, mobilidade assistida, sistemas automotivos, hidrogeração, robótica móvel e interação homem-máquina.

Docentes:
  • Cyro Albuquerque Neto
  • Fabrizio Leonardi
  • Marko Ackermann

Energia e Propulsão

Trata dos aspectos relacionados com o projeto, modelagem e simulação de sistemas de propulsão e conversão de energia. São consideradas as interações energéticas entre sistemas com o objetivo de aumentar o desempenho global e eficiência.

Docentes:
  • Cyro Albuquerque Neto

Biomecânica

Esta linha visa o estudo do funcionamento de sistemas do corpo humano e o projeto de equipamentos médicos. Nesta linha buscam-se o desenvolvimento de modelos biomecânicos dos sistemas locomotor, cardiorrespiratório e termorregulador, o aperfeiçoamento de aparelhos de reabilitação, como muletas e cadeiras de roda, o desenvolvimento de sistemas dinamométricos aplicados à biomecânica, e a análise da ergonomia veicular, do conforto ambiental e do exercício físico.

Docentes:
  • Cyro Albuquerque Neto
  • Fabrizio Leonardi
  • Marko Ackermann
Área de Concentração:

Materiais e Processos


Linhas de Pesquisa:


Processos de Fabricação

Linha de pesquisa ligada ao desenvolvimento de processos de usinagem, conformação, montagem e junções. Dentre os trabalhos destacam-se os estudos de usinabilidade de materiais endurecidos, de soldagem por atrito e mistura mecânica (FSW - Friction Stir Welding), de soldagem a ponto por atrito e mistura mecânica (FSSW - Friction Stir Spot Welding), de Creep Age Forming, de simulação computacional e de tensões residuais induzidas pelos processos de fabricação mecânica.

Docentes:
  • Rodrigo Magnabosco
  • Sergio Delijaicov

Mecânica dos Sólidos e Integridade de Estruturas

Esta linha objetiva o estudo detalhado dos estados de tensões e dos mecanismos de deformação elástica e plástica de materiais e componentes estruturais. Técnicas experimentais como extensometria elétrica e DIC (Digital Image Correlation), complementadas por simulações refinadas de elementos finitos, permitem investigações de métodos inovadores de avaliação de integridade estrutural, previsão e caracterização de tensões residuais, assim como projeto mecânico em si.

Docentes:
  • Gustavo Henrique Bolognesi Donato
  • Sergio Delijaicov

Cerâmicas Técnicas

Desenvolvimento de materiais cerâmicos, incluindo síntese, processamento e sua influência na sinterização e propriedades. Envolve pesquisas com cerâmicas nanoestruturadas, produção de catalisadores heterogêneos e processamento de sistemas particulados por rotas coloidais.

Docentes:
  • Fernando dos Santos Ortega

Modificação, Reciclagem e Processamento de Polímeros

Estudo das relações entre estrutura-processamento-propriedades de materiais poliméricos, bem como de compósitos de matriz polimérica, com estudos de blendas poliméricas e compósitos de matriz termoplástica com nanopartículas, compósitos de matriz termoplástica com fibras naturais, fibras de material reciclado, resíduos e nanopartículas, reciclagem de polímeros e polímeros biodegradáveis.

Docentes:
  • Adriana Martinelli Catelli de Souza
  • Baltus Cornelius Bonse

Transformação de Fases e Comportamento Mecânico de Materiais Estruturais

Estudo das transformações de fases no processamento termo-mecânico de materiais metálicos e sua influência nos comportamentos mecânico e eletroquímico, com temas relacionados a transformações de fase em aços inoxidáveis dúplex, relação entre microestrutura e comportamento eletroquímico e mecânico de aços inoxidáveis dúplex, usinabilidade de materiais metálicos e desempenho de materiais usados em ferramentas de corte e crescimento de grão em ligas metálicas. Comportamento em serviço de materiais submetidos a 1) carregamentos mecânicos ou 2) fadiga de materiais e comportamento sob esforços cíclicos.

Docentes:
  • Rodrigo Magnabosco



Área de Concentração:

Produção


Linhas de Pesquisa:

Inovação e Gestão de Operações

Esta linha desenvolve estudos nas áreas de modelos de negócios e competitividade; organização industrial e desenvolvimento tecnológico; análise de cadeias produtivas; análise de sistemas locais de produção e clusters regionais; análises setoriais e estudos de prospecção técnico-econômica de setores emergentes. Os principais temas de projetos e estudos desenvolvidos são: Estratégia de Operações; Gestão da Inovação; Planejamento e Gestão da Tecnologia da Informação; Análise Econômica para Tomada de Decisão; Sistemas de Produção Enxuta (Lean production); Gestão de Serviços; Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto.

Docentes:
  • Alexandre Augusto Massote
  • Cláudia Aparecida de Mattos
  • Dário Henrique Alliprandini
  • Gabriela Scur
  • Mauro Sampaio

Logística e Redes de Suprimentos

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de estudos relacionados à logística e redes de suprimento, voltados tanto aos aspectos estratégicos, como também aos táticos e operacionais. Os principais assuntos estudados são os tradicionais componentes da logística e temas de vanguarda associados à Supply Chain Management.

Docentes:
  • Alexandre Augusto Massote
  • Mauro Sampaio

Modelagem, Otimização e Controle de Processo

Tem por objetivo a representação de sistemas reais por meio de modelos matemáticos determinísticos ou estocásticos para sua análise, otimização e projeto da automação. Os principais assuntos estudados nessa área são: apoio à tomada de decisão; planejamento e controle de produção; logística e distribuição; automação e controle de processos; desenvolvimentos de heurísticas; aplicações de inteligência artificial, e mineração de dados.

Docentes:
  • Alexandre Augusto Massote
  • Fabrizio Leonardi
  • Fábio Lima

Qualidade em Instituições de Saúde

Essa linha tem por objetivo a representação dos sistemas das instituições de saúde, por meio de modelos matemáticos determinísticos ou estocásticos, tendo em vista a simulação, otimização e projeto da automação desses serviços. Os principais assuntos estudados nessa área são: apoio à tomada de decisão, planejamento e controle das operações, automação e controle de processos, desenvolvimento de heurísticas, aplicações de Inteligência Artificial e mineração de dados. Também, são desenvolvidos nesse contexto estudos e projetos de melhoria de processos e aplicação da produção enxuta (lean production) em instituições de saúde.

Docentes:
  • Fábio Lima
  • Dário Henrique Alliprandini



Área de Concentração:

Sistemas Mecânicos


Linhas de Pesquisa:

Dinâmica e Controle

A linha de pesquisa trata da modelagem, estimação, controle e otimização aplicados ao projeto de sistemas mecânicos e mecatrônicos em áreas tais como sistemas de movimentação de carga, mobilidade assistida, sistemas automotivos, hidrogeração, robótica móvel e interação homem-máquina.

Docentes:
  • Cyro Albuquerque Neto
  • Fabrizio Leonardi
  • Marko Ackermann

Energia e Propulsão

Trata dos aspectos relacionados com o projeto, modelagem e simulação de sistemas de propulsão e conversão de energia. São consideradas as interações energéticas entre sistemas com o objetivo de aumentar o desempenho global e eficiência.

Docentes:
  • Cyro Albuquerque Neto

Biomecânica

Esta linha visa o estudo do funcionamento de sistemas do corpo humano e o projeto de equipamentos médicos. Nesta linha buscam-se o desenvolvimento de modelos biomecânicos dos sistemas locomotor, cardiorrespiratório e termorregulador, o aperfeiçoamento de aparelhos de reabilitação, como muletas e cadeiras de roda, o desenvolvimento de sistemas dinamométricos aplicados à biomecânica, e a análise da ergonomia veicular, do conforto ambiental e do exercício físico.

Docentes:
  • Cyro Albuquerque Neto
  • Fabrizio Leonardi
  • Marko Ackermann

Disciplinas




1º Período de 2024

Materiais e Processos

Código Disciplina Docente
PME 304 Ciência dos Polímeros Adriana
PME 308 Comportamento Mecânico de Materiais Rodrigo



Produção

Código Disciplina Docente
PME 403 Sistemas e Estratégias de Operações Gabriela
PME 423 Planejamento e Gestão da Tecnologia a Informação Claudia



Sistemas Mecânicos

Código Disciplina Docente
PME 501 Modelagem, Simulação e Métodos Numéricos Fabrízio
PME 513 Fenômenos de Transporte Cyro


2º Período de 2024

Materiais e Processos

Código Disciplina Docente
PME 303 Planejamento Experimental Sergio
PME 309 Processamento de Materiais Poliméricos e Compósitos Baltus



Produção

Código Disciplina Docente
PME 415 Logística Empresarial Mauro
PME 425 Manufatura Digital e Sistemas Ciber-Físicos Fábio



Sistemas Mecânicos

Código Disciplina Docente
PME 506 Controle de Sistemas Dinâmicos Fabrízio


3º Período de 2024

Materiais e Processos

Código Disciplina Docente
PME 306 Análise Microestrutural Adriana/Baltus/Rodrigo
PME 315 Tópicos em Materiais Compósitos Adriana/Baltus



Produção

Código Disciplina Docente
PME 406 Estatística e Análise Multivariada Maria Célia
PME 417 Metodologia de Pesquisa em Operações A definir



Sistemas Mecânicos

Código Disciplina Docente
PME 521 Instrumentação e Análise de Incertezas Cyro

Corpo Docente

Roteiro do Processo Seletivo


3º PERÍODO/2024



Inscrições Entrevistas Fechamento
de 03/06 a 13/09/2024 de 02 a 17/09/2024 19/09/2024
       
Divulgação dos Aceitos Matrícula Início das Aulas
20/09/2024 25 e 26/09/2024 01/10/2024



As inscrições podem ser feitas via e-mail ipgss@fei.edu.br, mediante o envio eletrônico dos documentos solicitados abaixo em arquivos individuais (formato PDF) de até 1MB.

Ficha de Inscrição!
02 cartas de recomendação (modelo padrão disponível no site da FEI página do programa - https://portal.fei.edu.br/mestrado-e-doutorado), enviadas ao programa pela pessoa que recomenda o candidato;
Diploma do curso de Graduação devidamente registrado ou Atestado de Conclusão de Curso com a data da colação de grau, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação ou revalidados no Brasil.
Histórico Escolar do curso de Graduação, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou revalidado no Brasil;
Cédula de Identidade (RG), que não poderá ser substituída pela CNH;
Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de inscrição (disponível no site da Receita Federal);
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Comprovante de residência;
Currículo atualizado, preferencialmente da plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br/);
1 foto, 3x4 recente.

Ficha de Inscrição!
02 cartas de recomendação (modelo padrão disponível no site da FEI página do programa - https://portal.fei.edu.br/mestrado-e-doutorado), enviadas ao programa pela pessoa que recomenda o candidato;
Diploma do curso de Graduação com tradução pública juramentada e devidamente revalidado no Brasil;
Histórico Escolar do curso de Graduação com tradução pública juramentada e devidamente revalidado no Brasil;
RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou RNM (Registro Nacional Migratório);
Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de inscrição (disponível no site da Receita Federal);
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Comprovante de residência;
Currículo atualizado, preferencialmente da plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br/);
1 foto, 3x4 recente.



Investimento e Bolsas

Investimentos

Mestrado em Engenharia Mecânica
R$ 2.851,00
*Valores válidos para o ano de 2024

Bolsas de Estudos

O programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da FEI conta com bolsas da agência de fomento federal CAPES para dedicação em tempo integral e parcial. A FEI oferece, também, bolsas de isenção de pagamento de taxas escolares. A Seleção dos alunos que serão contemplados a bolsa ocorre logo após a matrícula dos aceitos no processo seletivo. Os critérios para concessão da bolsa são baseados na avaliação de mérito do desempenho acadêmico e da experiência profissional dos alunos aprovados no processo seletivo. Além disso, os alunos que solicitam bolsa para dedicação em tempo integral devem ter disponibilidade de 40 horas semanais e não possuir vínculo empregatício. Já a solicitação de bolsa para dedicação em tempo parcial requer disponibilidade de 20 horas semanais, podendo o aluno acumular o benefício com exercício profissional remunerado.

Existe ainda a opção de obtenção de crédito educativo para a pós-graduação, maiores informações em https://portal.fei.edu.br/credito-educativo-para-pos-graduacao.

Os alunos de Mestrado e Doutorado podem também solicitar bolsas de estudo externas em órgãos de fomento como:

FAPESP: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. A FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Veja como solicitar no site da Fapesp.

CNPq: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. O CNPq oferece várias modalidades de bolsas aos alunos de mestrado e doutorado. Veja como solicitar no site do CNPq.

Internacionalização

O Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração da FEI tem passado por um processo de internacionalização. A orientação internacional é um quesito importante na contratação dos professores da FEI, publicações dos professores e alunos e também nas políticas internas referentes à pós-graduação stricto sensu. A exposição internacional se tornou condição essencial para gerar qualidade em pesquisa e ensino no Brasil.

Devido a contratações nos últimos quatro anos, hoje o programa possui metade de seus professores com formação no exterior entre doutorado completo e pós-doutorado. Todos os professores do Programa possuem atualmente produção internacional em periódicos conceituados. Para conhecer nossos professores veja o link Corpo Docente.

Foi assinado em 2016 um convênio que possibilita a dupla-titulação no nível de doutorado. Num acordo de Cooperação entre o Centro Universitário FEI e a Universidade de Alicante na Espanha.


A FEI possui vários acordos e convênios internacionais que possibilitam intercâmbios de alunos e professores:

  • A FEI possui convênio com mais de 30 universidades da Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en Europa, Estados Unidos e em vários da américa latina América Latina.
  • Providence University em Taiwan.
  • Universidade de Halmstad na Suécia

Os alunos são incentivados a estudar no exterior durante o programa de Mestrado Acadêmico (por meio de intercâmbio) e em especial durante o Doutorado (com a possibilidade de “bolsa sanduíche” de agências de fomento). Nossos alunos que foram para o exterior recentemente são:

Nome de Aluno Programa na FEI Instituição - País Bolsa
Ana Lucia Santiago Doutorado Universidade de Alicante - Espanha CAPES – Doutorado “Sanduíche”
Antonio Oliveria Jr Doutorado Arizona State University - EUA CAPES – Doutorado “Sanduíche”


Outra atividade internacional que tem se tornado comum entre os nossos alunos de mestrado e doutorado é a coleta de dados primários internacionalmente. Os exemplos recentes são:

A mestranda Maria Marques Costa em 2014 realizou entrevistas na França em uma empresa de reuso de água para comparação com a subsidiária da empresa no Brasil. O mestrando Hamilton Terni realizou entrevistas em empresas gráficas nos Estados Unidos para comparar em seu trabalho os efeitos do ambiente institucional no processo de servitização daquele país e no Brasil.

Pós-doutorado

A Pós-graduação Stricto Sensu em Administração do Centro Universitário FEI desce 2014 conta com um programa de Pós-Doutorado.

O candidato selecionado é contemplado com bolsa PNPD-CAPES e também recebe uma bolsa suplementar da FEI pelo período de um ano, podendo ser estendido por mais um. O pós-doutorando, assim como os professores do programa tem a sua disposição uma sala/escritório para trabalhar e tem acesso aos recursos necessários para desenvolver suas atividades de pesquisa.

O pesquisador deve participar em projetos de pesquisa em parceria com um dos professores do Programa e poderá desenvolver colaborações com os outros professores e alunos do Mestrado e Doutorado.

Ao final do programa o pesquisador receberá um certificado após ter submetido um artigo científico a um periódico internacional de alto impacto e apresentar um seminário de pesquisa no tema desenvolvido.

Processo Seletivo

Procuramos pesquisadores que desejam aprimorar suas habilidades de pesquisa e ensino de excelência e alto impacto científico.

Edital da última seleção


Estágio Pós-doutoral em andamento
• Mariana Lima Bandeira

Estágios Pós-doutorais concluídos
• Renata Fernandes Galhanone
• Cristiane Gattaz

Formulários, Regimento e Normas


Mestrado

DEPÓSITO DISSERTAÇÃO



Normas

Lives do Mestrado


PREENCHA OS DADOS ABAIXO PARA MAIS INFORMAÇÕES