FEI conquista dois primeiros lugares em desafio internacional de Engenharia de Materiais

23/05/2019

A equipe concorreu em 5 categorias e obteve além dos 2 primeiros lugares, 2 terceiros lugares e 1 quinto lugar na competição realizada nos Estados Unidos

Alunos do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI representaram a Instituição no Desafio Internacional "Sudent Bridge Contest 2019" promovido pelo SAMPE (Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos), ocorrido no dia 22 de maio em Charlotte, EUA.

Concorrendo em cinco categorias, a equipe FEI de Compósitos obteve excelentes resultados nas provas, sendo 1º lugar na categoria Viga de Fibra de Carbono, 1º lugar na Viga de Fibra Natural, 3º em Viga de Fibra de Vidro e na Categoria Sanduiche e também a 5ª colocação na categoria Viga de Fibra de Carbono (perfil1), colocações expressivas, segundo a coordenadora do Departamento de Engenharia de Materiais, Profª. Drª. Adriana Catelli de Souza. “Esta conquista é resultado de muito trabalho e mostra a qualidade da formação e compromisso dos nossos alunos e do orientador do projeto, Professor William Naville”.

Guilherme Bergaro Sagula de Almeida, membro da equipe campeã, explica que na competição, para cada categoria existe uma carga específica que é aplicada sobre as vigas, e que estas precisam resistir. Segundo ele, o diferencial não está somente no peso que a carga exerce sobre a viga, mas também o peso da viga que, sendo a mais leve, porém, a mais resistente vence o desafio; que foi o que ocorreu, por exemplo, com as da FEI que conquistaram os primeiros lugares. “Nossa Viga de Carbono Quadrado resistiu a carga máxima de 4 toneladas e na categoria Viga Natural também conseguimos o primeiro lugar com uma viga de somente 560 gramas que resistiu a carga de uma tonelada e meia sobre ela”.

Os alunos explicam que "o desafio real está em você otimizar a produção das peças, maximizando a carga e minimizando a massa além de otimizar a geometria da peça". Os testes são realizados ao vivo e, na medida que as vigas vão resistindo aos testes as equipes vão passando de etapas até sobrar a viga mais resistente.

Além do Guilherme, os alunos Andrey Sakamoto Antoneli, Isabela Ferreira Nunes, Renata Caroline Mota Santos, Roberto Alves Taveira e Paulo Alcidori Filho integram a equipe FEI de Compósitos que conquitou o primeiro título mundial da competição. Título que se junta aos quatro nacionais deste desafio que a FEI possui (edições 2014, 2016, 2017 e 2018).