FEI abre o campus e promove atividades interativas para estudantes do ensino médio

23/05/2019

A 11ª edição do FEI Portas Abertas contou com oficinas, experimentos e palestras sobre áreas profissionais ligadas à gestão, tecnologia e inovação

No último sábado (18), o Centro Universitário FEI abriu as portas de seu campus de São Bernardo do Campo para que estudantes dos ensinos Médio pudessem vivenciar um dia repleto de atividades interativas e conhecessem o dia a dia da Instituição e os universos que envolvem a Ciência da Computação, Administração e as diferentes especialidades da Engenharia. A 11ª primeira edição do FEI Portas Abertas ofereceu cerca de 90 atividades e mostrou na prática como funcionam e são desenvolvidas tecnologias que vão da realidade virtual, robótica, Indústria 4.0, Internet da Coisas (IoT) até veículos elétricos.

Entre os destaques dessa edição estavam o Futebol de Robôs; Simulador do Fórmula FEI - em que os visitantes puderam se sentir como os pilotos dos veículos tipo Fórmula, construídos pelos alunos da Instituição; e a sala laser, que simula uma sala protegida por lasers, similares aos dos filmes de ação, e que desafia os participantes a atravessarem o espaço sem disparar o alarme.

Entre as novidades também, um tour pelo campus por meio de realidade virtual. Com a ajuda de óculos especiais, os participantes podiam passear por uma versão digital do campus e até se encontrar com amigos com a ajuda de avatares. Falando em tecnologia, a robô HERA (HOME ENVIRONMENT ROBOT ASSISTANT) que opera de maneira autônoma e inteligente em ambiente residencial, interagindo com pessoas, objetos e equipamentos também esteve presente no evento, interagindo com os visitantes. A operação do robô consiste em mapear ambientes, seguir pessoas, buscar remédio e água, além de monitorar a agenda de medicamentos.

Para a professora do Colégio Objetivo, Rosana Santos, que visitou o evento pelo terceiro ano consecutivo, o FEI Portas Abertas é uma ação estratégica, principalmente para os alunos do 3º ano do ensino médio, que está no momento de decisão de que graduação cursar. “Eventos como esse vem para elucidar e trazer clareza para esses jovens em momentos decisivos como o que eles estão, e a cada ano nós vemos a preocupação da FEI em estar atualizando temas importantes envolvendo inovação, tecnologia e o que o mercado de trabalho vai exigir”, ressalta a professora.

Já a aluna do 3º ano do Colégio Presidente Kennedy, Victoria Gonzalez, explica que o evento é uma oportunidade de poder conversar com os alunos da FEI e ouvir deles como é cada curso, o dia a dia, os projetos; “além disso, eu fiquei impressionada com a interdisciplinaridade dos projetos. Você conversa com um aluno em um projeto da Engenharia Elétrica e descobre que ele é da Engenharia Civil, isso mostra como as engenharias da Instituição estão interligadas”.

Impressionado com a tecnologia presente nos laboratórios e projetos da FEI, Gabriel Almeida, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Bom Jesus São José conferiu na prática muitos processos de fabricação e funcionalidades de um automóvel. “Eu sou apaixonado pelo universo automobilístico, e poder ver como são desenvolvidos os carros, quis as funções de cada peça e todas as etapas do desenvolvimento de um veículo é sensacional”.

Viver o dia a dia de uma universidade na prática é o principal objetivo do FEI Portas Abertas, que oportuniza muitos desses jovens que visitam a Instituição a identificarem qual a área profissional que mais se aproxima de suas aptidões, além de mostrar que a FEI é uma Instituição que está atualizada com os avanços tecnológicos e que os seus alunos estão sendo preparados para serem protagonistas no seu futuro profissional.

Confira o álbum de fotos do evento