Espaços inspirados para Metodologias Ativas

09/04/2019

As novas instalações da FEI fazem parte do movimento de inovação da Instituição com foco no protagonismo do aluno no cenário de transformações tecnológicas do mundo

Como parte da cultura de inovação e do desenvolvimento das competências, a FEI criou seis espaços inspiradores, com mobiliários modernos e recursos tecnológicos – outros dois serão implantados – para que os professores possam propor aulas diferenciadas e os alunos se sintam ainda mais acolhidos e motivados a aprender. Chamadas de Salas para Metodologias Ativas e Criatividade, cada ambiente possui identidade visual diferente, com cores e jogos de palavras inspiradoras estampados nas paredes, além de recursos audiovisuais e lousas de vidros magnéticas que permitem maior interação durante uma discussão ou apresentação de trabalho.

O mobiliário é flexível para que o professor configure o espaço de acordo com a proposta da aula. “Cada sala tem uma palavra chave que representa uma temática, como atitude, ética, criatividade, e um jogo de 20 palavras que tem relação com o tema central. A escolha surgiu de consulta a parte da comunidade acadêmica – alunos, docentes e colaboradores –, que culminou em um Quiz on-line por meio do qual foram escolhidas as palavras mais votadas. Estamos em um processo de mudança de cultura e os novos espaços, que vão sendo testados e aprimorados com nossas experiências, também servem para que, como docentes, nos adaptemos e revisitemos nossos métodos de ensino-aprendizagem”, ressalta o professor Gustavo Donato.

As salas têm sido utilizadas por várias disciplinas e cursos com feedbacks positivos, entre os quais Ciências Sociais e Administração, principalmente para as aulas que envolvem projetos ou métodos de criatividade, como design thinking. “O ambiente motiva os alunos a trabalharem em grupo e a assumirem o protagonismo nas relações de ensinoaprendizagem. Ao se propiciar um ambiente com flexibilidade de utilização do espaço físico e com recursos que podem explorar múltiplas formas de ensino, todo o contexto educacional é transformado e adquire novos significados”, afirma a professora doutora Carla Andrea Soares de Araújo, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas da FEI.

O foco das novas salas está no aprendizado autônomo e cooperativo, e os conteúdos podem ser aprendidos de maneira mais dinâmica e flexível, além de permitirem o desenvolvimento de competências individuais e inter-relacionais. A docente comemora a receptividade e o engajamento dos alunos com as novas
propostas. Em algumas aulas, os professores têm procurado adaptar ou criar jogos e dinâmicas para que os conteúdos sejam trabalhados paralelamente ao desenvolvimento de habilidades e atitudes nos discentes, tendo como foco os objetivos propostos pelas disciplinas. “A relação professor e aluno também é potencializada e, dessa forma, o docente é chamado a intervir continuamente durante a aula, detectando as potencialidades e agindo mais eficazmente nas dificuldades, que surgem de modo natural ao longo das atividades”, explica.