Notícias Fei

Estudantes de engenharia desenvolvem soluções para deficientes visuais e demais áreas da saúde

Estudantes de engenharia desenvolvem soluções para deficientes visuais e demais áreas da saúde


  14/12/2018

Além de áreas da saúde, outros 30 estudos e projetos focados em melhorias para demandas da sociedade foram apresentados em exposição no Centro Universitário FEI

O Centro Universitário FEI realizou nessa quinta-feira (13/12), a expo INOVA FEI, uma exposição onde são apresentados os projetos de conclusão de curso elaborados pelos alunos de Engenharia Elétrica, Automação e Controle, Produção, Química, Têxtil, Civil e Ciência da Computação. Na edição deste semestre foram desenvolvidos mais de 30 projetos e estudos focados em áreas estratégicas da sociedade, trazendo aplicações inovadoras e funcionais para problemas cotidianos. 

Um dos trabalhos de destaque é de um grupo de alunos de Engenharia Elétrica, que desenvolveu um projeto para melhorar a qualidade de vida dos deficientes visuais. A solução oferece detecção de obstáculos acima da cintura, sinalizando o lado para o qual o deficiente deve desviar e evitar a colisão. Adicionalmente, quando o usuário ficar perdido ou sentir a necessidade de pedir ajuda, o sistema é capaz de, ao pressionar de um botão, se comunicar com o aparelho celular do deficiente visual, no qual um aplicativo oferecerá opção de enviar a localização GPS do usuário a contatos pré-cadastrados. Outra facilidade é fornecer, por áudio, a localização do usuário. O sistema é composto de três partes principais, sendo elas: dispositivo detector de obstáculos (instalado na bengala), pulseiras vibratórias e aplicativo para sistema Android. 

O consumo de produtos orgânicos ainda é algo distante para a maioria dos brasileiros, devido ao alto custo. Foi olhando para esse cenário que dos grupos desenvolveu uma mini estufa automatizada, que além de otimizar recursos para a produção também pode ser configurada para o cultivo de verduras, vegetais, ervas medicinais. O projeto tem como objetivo principal o cultivo de produtos orgânicos de baixa produção e cultivo indoor

Os formandos também tiveram a preocupação de utilizar o conhecimento adquirido na engenharia a favor da saúde, como por exemplo um reanimador cardiopulmonar automático, ajustável, expansível e que realiza massagens cardíacas com a força de compressão personalizada para cada paciente. O projeto foi desenvolvido com o intuito de evitar a fadiga do socorrista durante o procedimento e garantir maior eficiência da reanimação, visto que é um procedimento que demanda muita força e um ritmo constante para manter uma boa circulação de sangue oxigenado para o cérebro e outros órgãos vitais, aumentando as chances de sobrevivência das vítimas.

Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle da FEI, Renato Giacomini, o Inova FEI tem uma importância impar, pois é o momento que o aluno da FEI tem para mostrar de forma completa e conclusiva a formação que ele teve e as competencias desenvolvidas ao longo do curso. "Esta é a oportunidade que esses  futuros profissionais tem para apresentar para a indústria, para o mercado e a socieade, todo conhecimento adquirido, sua capacidade intelectual e prática aplicada nos projetos apresentados; e, trazer profissionais renomados e experientes para avaliar esses projetos é uma forma de criar uma inteiração entre industria e academia, entre a realidade e o imaginário, e que faz com que haja o desenvolvimento que é sempre bem-vinda, tanto para a indústria como para a universidade".

Além destes, outros 34 projetos que abordaram desde reconstrução de superfícies em 3D, produção de Biodiesel com semente de mamão, até estudos de gestão de pontes e viadutos, form apresentados no evento.

Confira nos links o vídeo e álbum de fotos do InovaFEI.

Fotos

Vídeo