Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem soluções para áreas da saúde e meio ambiente

11/12/2018

Otimização de cadeira de rodas e sistema de limpeza de rios são algumas das inovações apresentadas na ExpoMecPlena

Formandos em Engenharia Mecânica Plena do Centro Universitário FEI, desenvolveram soluções sustentáveis e aplicadas ao mercado para problemas de diversos setores da sociedade. Os projetos, expostos durante a 62ª Expo MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), tinham em sua maioria o objetivo de desenvolver projetos que atendessem demandas da sociedade e meio ambiente.

Entre as ideias apresentadas, estava o Force For You, uma cadeira de rodas projetada para viabilizar a redução dos esforços de um cadeirante por meio de alavancas que realizam a propulsão da cadeira. Além disso, o usuário conta com o auxílio de um motor elétrico, o que reduz também a força aplicada nas alavancas para se movimentar.

Outro projeto de destaque é o Eco Wheel, que consiste no desenvolvimento de uma plataforma flutuante com uma esteira para captar resíduos sólidos de rios. Posicionada na superfície da água, a esteira é ativada pela correnteza do rio, que movimenta a roda d’agua.

Os formandos também colocaram todo conhecimento da engenharia a favor da saúde, e desenvolveram um aparelho cirúrgico de baixo custo. Para a realização de cirurgias cardiovasculares, atualmente utiliza-se como opção o CEC (Circulação Extra-Corpórea), um equipamento capaz de receber o sangue pobre em oxigênio do paciente e retorná-lo oxigenado. O BPM – projeto desenvolvido pelos formandos -  traz como proposta um equipamento semelhante, porém com custo acessível comparado as bombas do mercado.

Sérgio Savazzi, CEO da Thyssenkrupp Division Sprinhs and Stabilizers, e um dos avaliadores da ExpoMecPlena, ressaltou a importância de os alunos terem olhado para o mercado, para as necessidades da sociedade e do meio ambiente para desenvolver os projetos, mas também ressaltou que é necessário esses agora, engenheiros, manter-se atualizado. “O universo que esses novos profissionais vão encontrar agora é da grande competitividade, e, mesmo possuindo a formação em uma Instituição renomada como a FEI, é preciso se manter atualizado, empreender e se dedicar, pois o mercado é exigente”, aconselhou o executivo.

Confira outros projetos inovadores apresentados pelos estudantes durante a 62ª Expo MecPlena:

• CONSUS: O objetivo do projeto é otimizar a construção de silos metálicos, utilizados para armazenamento de café cru antes do processo de torrefação. No Brasil há poucas empresas especializadas em projetar e construir essa estrutura tão importante para o setor cafeeiro.
  • AUSTER: O projeto de uma turbina eólica específica para reaproveitamento da energia do vento gerado pelo movimento dos trens pelos túneis do metrô.
  • EcoCup: Projeto de engenharia básica de um dispenser de copos, que reduz o consumo de material descartável, substituindo o mesmo por material reutilizável e higiênico.
  • EXOSK: Trata-se de um exoesqueleto superior e implemento inferior para atividade de carregamento de peso em ambientes industriais, que melhora a ergonomia do movimento e diminui o esforço sentido pelo corpo.
  • Follow The Sun: É o desenvolvimento de um seguidor solar para aumentar a eficiência de geração de energia elétrica dos sistemas fotovoltaicos, que visa o menor custo de fabricação e manutenção em relação aos existentes no mercado.
  • Irrigar: O projeto surge com a proposta de facilitar o acesso à água para pequenos e médios agricultores. Será projetado um cata-vento que utilizará energia eólica para o acionamento de um sistema mecânico de bombeamento de água proveniente de um local de difícil acesso, como poços.
  • Spraytec: Projeto de engenharia básica capaz de aplicar simultaneamente herbicida e fertilizante em plantações de café, com o objetivo de reduzir os custos operacionais e o índice de compactação do solo, visando otimizar a produção da plantação.
  • VOID: Projeto de máquina didática para o processo de moldagem de plásticos conhecido como vacuum forming (formação a vácuo) que seja realizado em plásticos difíceis de serem moldados por este processo, como o politereftalato de etileno (PET).
  • Whole Pressure: O objetivo consiste em projetar a unidade hidráulica e o vaso de pressão de um equipamento capaz de inibir a ação microbiológica nos alimentos através da alta pressão, e assim retardar a sua deterioração microbiana aumentando o seu tempo de vida útil.
  • Glasdach: O objetivo deste projeto é otimizar as operações de manufatura de telhas de vidro pelo desenvolvimento de um equipamento de operação semiautomática que possa manipular o vidro do forno até o molde, reduzindo o refugo e o índice de defeitos, melhorando a segurança operacional e a produtividade.
  • Stark Arm: O objetivo deste projeto é a engenharia básica de um exoesqueleto capaz de auxiliar os profissionais da fisioterapia na reabilitação dos membros superiores de pessoas que sofrem com espasticidade causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Acesse os links abaixo para conferir o álbum de fotos e o vídeo do evento