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Estudantes da FEI apresentam projetos com avanços para o setor automotivo

Estudantes da FEI apresentam projetos com avanços para o setor automotivo


  11/12/2018

Entre as inovações, o desenvolvimento de uma carroceria veicular que permite o embarque e o desembarque de deficientes físicos e um sistema capaz de reduzir o esforço humano na realização de operações de carga e descarga

Uma das missões do Centro Universitário FEI é formar profissionais que sejam solucionadores de problemas mal estruturados que requerem criatividade e domínio do processo inovador através do uso multidisciplinar de tecnologias, com a finalidade de ser um protagonista na melhoria da condição humana pela qualidade de vida. E o que pode-se ver na 62ª Expo MecAut, Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística, no campus São Bernardo do Campo (SP), foi que os formandos do curso buscaram seguir essa primícias ao desenvolverem projetos voltados para a busca de soluções inovadoras e tecnológicas para os principais desafios da sociedade.

Entre os trabalhos desenvolvidos, estava o projeto O4A – One for All, que consiste em uma carroceria veicular que permite o embarque e desembarque independente de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. O projeto surgiu de pesquisas que indicam que a confiança das pessoas na segurança dos veículos autônomos cresceu significativamente no último ano, e consequentemente, um sistema que permita a inclusão de deficientes físicos nessa realidade se faz tão relevante e necessário. 

Outro projeto de destaque, o Eleva Jack, levou em conta a dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos e questões ergonômicas dos funcionários em operações de carga e descarga para a criação de um sistema que permite a redução de esforços humanos e tempo destinado à operação de serviços, melhorando a eficiência das atividades.

O crescimento e avanço da tecnologia no cenário agro tem levado engenheiros e especialistas em tecnologia a voltarem a  atenção e criação para o desenvilmento de soluções que beneficiem a agricultura. Porém, os formandos da FEI tiveram a preocupação de olhar para o pequeno agricultor ao desenvolverem o Agroll Shak, uma máquina agrícola multitarefa destinada ao pequeno agricultor, com sistema de direção nas quatro rodas e bitola aumentada, reduzindo o problema de compactação de solo e aumentando em aproximadamente 21% a área disponível para plantio, principalmente em áreas acidentadas e de muita elevação e desnível.

Para o engenheiro mecânico, Fábio Maggion, responsável pela área de projetos estratégicos da Mitsubishi Motors, e um dos avaliadores da ExpoMecAut, os projetos desenvolvidos pelos formandos tiveram destaque pela sua aplicabilidade no mercado. “São projetos realmente inovadores, mas principalmente com o foco no mercado, utilizando de muita tecnologia, engenharia para atender às necessidades da população e do consumidor brasileiro, e isso é muito importante”, destacou.

Conheça os outros trabalhos

  • DA VINCI: Um projeto desenvolvido para promover o aperfeiçoamento da eficiência energética de uma transmissão CVT, que utiliza duas polias móveis interligadas por uma correia metálica para variar a relação de transmissão. O projeto proporciona aos veículos a redução do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes.
  • Indra: O propósito do projeto INDRA é recuperar parte da energia cinética dissipada durante o processo de frenagem. Utiliza o VUC (Veículo Urbano de Carga) para implementação do sistema regenerativo de energia, já que o trânsito das grandes capitais proporciona uma grande oportunidade neste sentido. Com a utilização do sistema, é possível transformar a energia cinética não aproveitada em energia elétrica, podendo ser utilizada para auxiliar a movimentação do veículo.
  • MBEF - Minibaja Elétrico: O projeto MBEF 01 – Mini Baja FEI Elétrico nasce com o propósito de propiciar aos alunos de graduação em Engenharia Mecânica a possibilidade de projetar e aprender sobre esses novos tipos de trem de potência. Com o novo sistema foi possível reduzir o consumo de energia elétrica em aproximadamente 5% em comparação com os dados de equipes internacionais, levando a redução do peso das baterias.
  • SVC - Smart Valve Control: Tomando como base a melhoria de programas de eficiência energética, o projeto SVC – Smart Valve Control é capaz de variar a altura e o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, o que torna o motor a combustão mais eficiente e melhora seu rendimento volumétrico, torque, potência, consumo de combustível e níveis de emissões em toda sua faixa de operação. O sistema trabalha por meio de atuadores hidráulicos que possibilitam otimizar a curva de abertura das válvulas do motor a combustão.

Acesse os links abaixo e confira o álbum de fotos e o vídeo do evento.

Fotos

Vídeo