Notícias Fei

Em entrevista para o Estadão, Prof. Cleber Gomes destaca recomendações para direção segura em épocas de chuva

Em entrevista para o Estadão, Prof. Cleber Gomes destaca recomendações para direção segura em épocas de chuva


  17/01/2023

Docente do curso de Engenharia Mecânica Automobilística ressaltou cinco dicas importantes para manter a segurança dos motoristas em épocas de chuva

Chuva e direção formam uma combinação arriscada. As ruas ficam escorregadias, a visibilidade nem sempre é boa e o carro, se não estiver com a manutenção em dia – com pneus carecas, por exemplo – pode ser mais um agravante para provocar acidentes. O tema virou reportagem para o caderno de Mobilidade do Estadão e, para aprofundar no tema, o jornal entrevistou o professor Cleber William Gomes, do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística, que destacou dicas importantes para os motoristas, sobre como dirigir em segurança nestas condições.

  1. Distância do carro da frente

Se essa dica vale até para os dias secos, imagine então na chuva e na neblina. As ruas molhadas aumentam o tempo de frenagem do veículo e o motorista deve levar em conta uma distância de, pelo menos, dois carros de quem está na frente. “Ao avaliar a distância do veículo à frente, devemos considerar fatores como velocidade, pavimento da pista e a condição climática”, afirma o professor.

Para calcular a distância, diz o docente, escolha um ponto fixo, como uma placa, e comece a contar depois que o carro da frente passar por ele. É preciso demorar quatro segundos ou mais para manter a segurança em caso de uma frenagem brusca.

  1. Ligue o farol baixo

A iluminação dos faróis é adequada para contornar a baixa visibilidade na chuva e neblina. Ao acendê-los, o motorista amplia seu campo de visão e terá mais condições de ver poças e buracos. A recomendação, aliás, é sempre manter os faróis ligados não só na estrada, como também nas vias urbanas, facilitando a identificação de seu carro por outros motoristas.

  1. Desembaçadores e limpador de para-brisas

A chuva embaça os vidros e reduz a visibilidade do motorista. Ligue o ar-condicionado e direcione o ar para a saída do para-brisa, a fim de eliminar a umidade. Se precisar, passe no vidro uma flanela seca, mas jamais esfregue as mãos, pois a gordura da pele sujará ainda mais os para-brisas. Importante: verifique se os limpadores de para-brisas estão em boas condições. Borrachas gastas deixam os vidros mais lambuzados.

  1. Baixa velocidade

Nunca dirija em alta velocidade sob chuva ou neblina. Em caso de chuva moderada, mantenha a velocidade máxima equivalente a 80% do limite da via. Em temporais, ande ainda mais devagar.

  1. Sem ultrapassagens

Sem boa visibilidade, as ultrapassagens ficam mais perigosas. “Nessa manobra, o motorista precisa acelerar e isso não é recomendado em dias de chuva e neblina, porque o risco de colisão se multiplica”, afirma o professor. Tenha paciência ao volante e evite ultrapassagens.

  1. Aquaplanagem

Com chuva, o motorista enfrenta um outro inimigo: a aquaplanagem. As vias criam lâminas de água, que não é drenada o suficiente pelos pneus, aumentando o perigo de perda de controle do veículo.

Se a aquaplanagem acontecer, o motorista deve segurar firmemente o volante com as duas mãos, manter-se em linha reta e tirar o pé do acelerador. O carro voltará a ser controlado ao entrar em contato com o asfalto novamente.

 

*Fonte: Este texto foi originalmente publicado pelo Estadão.