FEI é premiada na área de Manufatura Avançada

08/08/2018

Com laboratórios equipados, estudos e pesquisas a FEI desponta como Instituição referência na área de Manufatura Digital

O Centro Universitário FEI foi uma das Instituições premiadas com o Troféu Manufatura Avançada, pela ABIMAQ e o IPDMAQ, como forma de agradecimento pelos desafios empreendidos e pelo sucesso dos resultados alcançados com o Projeto Demonstrador de uma Linha Conceito da Manufatura Avançada, a Indústria 4.0 no Brasil, apresentado na Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC em 2016 e 2018 e na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – EXPOMAFE em 2017.

Além da premiação, a cerimônia contou com a apresentação do Estudo Indústria 2027, onde os participantes conheceram um pouco os desafios do setor diante de tecnologias da Indústria 4.0 e como será a evolução para à digitalização nos próximos anos.

Segundo os organizadores do prêmio, o projeto revelou e provocou, entre outros, o talento da engenharia nas empresas brasileiras; a importância de trabalhos colaborativos; a necessidade de apoio político, institucional e financeiro para projetos Indústria 4.0; soluções tecnológicas como uma realidade de mercado; melhoria no ambiente de negócios; a importância de promoções comerciais para tecnologias brasileiras e avanço no sistema de educação profissional.

Para o professor do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, Alexandre Massote, a grande importância do prêmio "é o reconhecimento da comunidade industrial de que a FEI está inserida no contexto da manufatura avançada e que tem contribuído para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento para o setor, colaborando para que as empresas façam uma transição produtiva para esta filosofia de produção".

Além do professor Massote, estavam presentes na cerimonia o Prof. Fábio Lima, também do Departamento de Engenharia de Produção, e o reitor do Centro Universitário FEI, Fábio do Prado.