Sacerdote português é nomeado arquivista e bibliotecário do Vaticano

27/07/2018

P. José Tolentino Mendonça visitou a FEI em 2015 para o lançamento de seu livro e ministrar palestra sobre Fé e Cultura

O Santo Padre, Papa Francisco, nomeou no dia 26 de julho, o reverendo sacerdote José Tolentino Calaça de Mendonça, Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja. Até agora Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Tolentino foi elevado pelo Papa à sede titular episcopal de Suava, com a dignidade de Arcebispo. Ele assumirá o novo cargo a partir de 1º de setembro de 2018.

Pe. Tolentino esteve presente no Centro Universitário FEI, em agosto de 2015, na abertura do semestre acadêmico do curso de Administração do campus São Paulo, para uma palestra em que destacou a importância do resgate da cultura em volta da mesa.

Poeta premiado e ensaísta, Pe. Tolentino, diante de uma plateia em sua grande maioria formada por jovens universitários, falou sobre a importância da mesa não como um objeto de apoio dos alimentos, mas sim porque é em volta dela, no momento da partilha do pão, que o ser humano se alimenta do outro, pela conversa, pela troca, pela experiência do próximo. “Não há cultura sem mesa. Falar de mesa é falar de questões vitais da vida. Toda vez que recebemos um estrangeiro, além da música, dos livros, ele se ambienta pela comida, pois é sentado à mesa, saboreando um prato típico que se conhece mais da cultura local”, exemplificou Pe. Tolentino.

Aos alunos de Administração da FEI, na ocasião, Padre Tolentino explicou a importância da mesa até mesmo no âmbito acadêmico e profissional. “Muitas decisões históricas se resolveram em volta de uma mesa. Porque vocês acham que todas as reuniões de negócios são feitas em uma mesa? Porque há um vínculo de confiança. Se todas as reuniões da ONU fossem realizadas em volta de uma mesa as decisões tomadas seriam melhores, pois certamente haveria uma troca de conhecimento de culturas distintas”, destacou o ensaísta.

Em suas palavras, Padre Tolentino fez questão de ressaltar que hoje, com o ritmo de vida impiedoso imposto às famílias é necessário que haja tempo para se sentar à mesa durante as refeições, mesmo em meio a turbulências. “A mesa é uma fábrica de família, e se uma família não se assentar a mesa durante as refeições não estará sólida, pois ela é como se fosse uma âncora”.

Após a palestra, Padre Tolentino realizou uma sessão de autógrafos em uma de suas obras: "A Literatura Infinita".

O Centro Universitário FEI congratula esta nomeação, que reconhece a competência e o saber do Padre José Tolentino para bem servir a Igreja Universal nesta tão importante missão.