FEI participa de encontro mundial de instituições jesuítas

20/07/2018

Durante o evento foi constituída a Associação Internacional de Universidades Jesuítas, que fornecerá estatuto jurídico, estrutura e estabilidade necessárias às IES confiadas a Companhia de Jesus pelo mundo.

Os profundos e complexos processos de mudanças, que ocorrem em ritmos diferentes, enche a todos de incertezas e torna um futuro cada vez mais difícil de imaginar. Neste cenário, uma universidade profundamente comprometida com as demandas da sociedade e com a formação de seres humanos, assume um importante papel. E foi com objetivo de refletir e aprofundar alguns dos principais desafios das instituições jesuítas, tais como liderança cívica e política, justiça ambiental e económica, educação para os mais desfavorecidos, a paz e diálogo inter-religioso, que reitores e líderes das mais de duzentos universidades, faculdades e instituições de ensino superior jesuíta em todo o mundo, entre eles o presidente da FEI, Pe. Theodoro Peters e o reitor do Centro Universitário, professor Fábio do Prado, se reuniram durante a Assembleia Mundial de Instituições Jesuítas de Ensino Superior, na Universidade de Deusto em Bilbao, na Espanha entre os dias 08 e 13 de julho.

A Assembleia, que tinha como tema “Transformando Juntos Nosso Mundo” foi inaugurada pelo Rei Felipe VI da Espanha junto com Iñigo Urkullu (presidente do País Basco), em uma cerimônia na qual o Padre Geral Arturo Sosa, que presidio o encontro, enfatizou em seu discurso de abertura que a reunião dos líderes na Assembleia é uma rica oportunidade e um passo gigantesco em relação ao serviço que a Companhia de Jesus e suas universidades podem prestar à Igreja e ao mundo se houver colaboração e união entre as instituições. “Devemos aprofundar nosso compromisso comum sem perder nenhuma de nossas raízes em cada um dos lugares. O objetivo é ajudar a Igreja no discernimento do serviço da reconciliação, entre os seres humanos, com a criação e com Deus”.

A formação de homens e mulheres comprometidos com a justiça social que sejam além de profissionais bem   qualificados, também foi pauta do encontro. Autor de livros, o indiano Pankaj Mishra convidou os líderes das instituições presentes no evento a abandonar a fé atual no imperativo da expansão, crescimento, cálculo instrumental e posses, e buscar um novo Iluminismo que coloque as pessoas no centro. Já o economista Gaël Giraud S.J ofereceu uma visão geral do estado do mundo em relação a problemas como desigualdade, aquecimento global, esgotamento de recursos e biodiversidade, e educação. O Cardeal Gianfranco Ravasi classificou importantes pontos sobre os novos paradigmas sócios-culturais. Confira o documento com os principais pontos.

Próximo a Bilbao, no Santuário de Loyola, construído em torno da Casa da Torre da família Loyola, que é considerado o centro espiritual da região e uma referência fundamental para a família Inaciana em todo o mundo, as universidades jesuítas de todo o mundo constituíram oficialmente a Associação Internacional de Universidades Jesuítas, que proporcionará novas oportunidades de colaboração entre elas. A carta da nova instituição foi assinada no altar da Basílica pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, Arturo Sosa S.J, o Secretário de Educação Superior, Michael J. Garanzini S.J e os presidentes de cada uma das conferências ou regiões da Companhia de Jesus: América Latina, Europa, Ásia, Canadá e Estados Unidos e África e Madagascar. “É uma missão que precisa ser realizada com lealdade criativa à nossa tradição e através da colaboração. Ao criar a Associação inauguramos uma nova era e um estilo de trabalho dentro da universidade”, destacou o Superior da Companhia. Esta associação fornecerá à rede universitária jesuíta o estatuto jurídico, estrutura e estabilidade necessárias e dará ímpeto às universidades através do mundo.

Para o reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Fábio do Prado, “a criação de uma rede mundial de universidades Jesuítas deverá criar pontes mais efetivas e eficientes de colaboração entre as instituições, bem como um modo de agir inovador para a missão confiada”, ressalta.

Solidariedade com a Nicarágua

A Assembleia dedicou um tempo especial para prestar solidariedade à Nicarágua, que está atualmente no meio de uma crise política cada vez mais grave. A Associação Internacional de Universidades Jesuítas-IAJU apoiou o manifesto elaborado pelas Universidades Jesuítas da América Latina (AUSJAL), que claramente expressaram sua rejeição a qualquer violação dos direitos humanos ou agressão contra cidadãos. A violência no país já resultou na perda de 320 vidas em três meses, e teve sua origem nas manifestações estudantis contrárias a reforma da providencia social. Hoje, as miniestações se estenderam para movimentos coletivos de toda a sociedade nicaraguense contrária às atitudes ditatoriais do Governo Federal.

Assembleia Extraordinária da AUSJAL e o novo Plano Estratégico

Ainda em Bilbao, o presidente da FEI, Pe. Theodoro Peters e o reitor, Prof. Fábio do Prado, participaram da Assembleia Geral Extraordinária da AUSJAL (Associação das Universidades Confiadas a Companhia de Jesus na América Latina), de 13 a 15 de julho, no Colégio Mayor da Universidade de Deusto. O objetivo da reunião foi discernir sobre alguns pontos centrais do novo Plano Estratégico 2019 - 2025: quais são os pontos fortes, fracos, riscos e desafios da AUSJAL; qual deve ser a visão, prioridades e questões estratégicas da Associação; como a instituição deve ser organizada para cumprir o plano. O novo Plano Estratégico será aprovado na XXI Assembleia Geral Ordinária, em maio de 2019, em Guadalajara, no México.